Cidadeverde.com

Contribuições ao Desenvolvimento do Piauí e do Brasil

Este é o título do livro de autoria do pesquisador piauiense Francisco Guedes Alcoforado Filho que será lançando no próximo dia 11 de agosto, sábado, às 10 h, na Academia Piauiense de Letras.

A obra está dividida em cinco partes. A primeira parte traz um apanhado amplo dos trabalhos publicados pelo pesquisador que, em sua trajetória na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) dedicou-se principalmente à cadeia produtiva do mel e ao conhecimento sobre a flora da Caatinga, tema do seu mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O segundo segmento do livro é dedicado às ações pelo desenvolvimento sustentável, especialmente na cidade de Oeiras, sua terra natal. Nesta parte se dedica a vários temas, passando por questões ambientais como a preservação do Riacho da Mocha até por questões relacionadas a arborização urbana da cidade e textos enfocando a questão cultural da Primeira Capital do Piauí.

A terceira parte do livro enfoca artigos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável do Piauí, marcando principalmente as ações pessoais do autor voltadas para o desenvolvimento da pesquisa no Estado, como conta sobre os primeiros movimentos que levaram à criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, entidade que ajudou a fundar e a qual, atualmente, a preside, bastante preocupado com os rumos da pesquisa e especialmente seu fomento no Estado. Importante destacar que esta parte do livro aborda muito sobre o desenvolvimento sustentado, não somente no Piauí, mas abrangendo aspectos típicos da região Nordeste do Brasil.

O quarto segmento aborda a sua participação como um articulador para o desenvolvimento e a sustentabilidade em nível nacional, mas com foco voltado especialmente para a abordagem da convivência com o semiárido. Ele me contou, inclusive, sobre a mudança de paradigma, na qual a ideia de combater a seca foi deixada de lado, para destacar a ideia de convivência com o semiárido, uma mudança conceitual e de abordagem que favorece a própria manutenção do homem às suas raízes e a minimização das agruras vividas pelo sertanejo. A quinta parte destaca aspectos da biografia do pesquisador, cuja contribuição para o Estado do Piauí tem se mostrado inequívoca.

Guedes tem sido um importante elo de ligação entre pesquisa / pesquisadores e a política do Governo Estadual voltada para o setor. Neste sentido, pelo menos na minha visão pessoal, é um batalhador incansável. Vale a pena conferir o lançamento deste compêndio de divulgação da trilha deste pesquisador.

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais