Cidadeverde.com

OECD lança estudos importantes na área de Educação

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) acaba de lançar dois estudos bem amplos sobre a Educação Mundial. Para quem não sabe é a OCDE que realiza o PISA que é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

O PISA avalia anualmente estudantes da faixa etária de 15 anos para ver como andam os conhecimentos nas áreas de Matemática, Ciências e Letramento. Aquele exame que já abordamos aqui em outro post, no qual os estudantes brasileiros amargam entre as últimas posições, infelizmente.

O primeiro é um estudo complementar ao conjunto de dados atualizados anualmente com as informações dos países que realizam o PISA. Trata-se do estudo intitulado OECD Handbook for Internationally Comparative Education Statistics 2018 CONCEPTS, STANDARDS, DEFINITIONS AND CLASSIFICATIONS (em tradução livre, Manual 2018 da OCDE para Estatísticas da Educação Comparada Internacionalmente: conceitos, normas, definições e classificação). O estudo traz sobre o funcionamento dos sistemas educacionais, tais como a participação e o progresso através da educação, os recursos humanos e financeiros investidos e os resultados econômicos e sociais associados ao sucesso educacional. Através do conjunto de indicadores e definições harmonizados, eles permitem que os países vejam seu sistema educacional à luz do desempenho, práticas e recursos de outros países. Fundamental para a credibilidade e compreensão dessas comparações são os conceitos, definições, classificações e metodologias que foram desenvolvidos ao longo dos anos para sustentar as estatísticas e indicadores.

O outro relatório PISA for Development Assessment and Analytical Framework: READING, MATHEMATICS AND SCIENCE (PISA para o Desenvolvimento da Avaliação e Estrutura analítica: Letramento, Matemática e Ciências, em tradução livre) é uma iniciativa que começou em 2014 visando apoiar a formulação de políticas baseadas em evidências em todo o mundo e oferecer ferramentas universais para monitorar o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Educação.

Se quiser ter acesso ao primeiro documento clique aqui. O segundo relatório está disponível aqui

Até o próximo post...