Cidadeverde.com

Por que é tão importante valorizarmos a Biodiversidade?

O Brasil é um dos países com maior taxa de diversidade biológica do mundo. Devido a sua grande extensão territorial aliada ao formato e localização do seu território, situado entre os trópicos e sendo cortado pela linha do Equador, nosso país detêm número de espécies muito grande.

Temos cerca de 20% das espécies do mundo. Somos líderes ou estamos entre os primeiros em biodiversidade de plantas, peixes de água doce, anfíbios, répteis, aves e primatas. Temos muitas áreas sem estudos mais amplos, o que poderia nos alçar a posições em relação a outros grupos de seres vivos.

A ameaça da biodiversidade tem um custo muito alto. Desperdiçamos um potencial uso de espécies que podem ser usadas na alimentação ou na produção de substâncias que podem atuar no tratamento ou na prevenção de muitas doenças. Recentemente uma jovem pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ana Carolina Medeiros recebeu um prêmio no Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento por ter descoberto o poder analgésico de uma substância extraída da Hemolinfa (que corresponde ao sangue) de uma espécie de Aranha Caranguejeira (Acanthoscurria gomesiana).

A substância é a Migalina, descoberta pelo pesquisador do Instituto Butantan, Pedro Ismael da Silva Júnior. A Migalina, além de atuar no sistema imune da aranha, atua também como analgésico

A biodiversidade brasileira precisa ser conservada. Quantas espécies, potencialmente dotadas de substâncias com potencial farmacológico podem estar, neste momento, sendo eliminadas?

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais