Cidadeverde.com

FAPEPI faz 25 anos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí recebeu nesta última segunda-feira, 03, homenagem na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), pelos seus 25 anos de fundação. A FAPEPI é o mais importante órgão de fomento à pesquisa científica do Estado do Piauí.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Prof. Afonso Sena Gonçalves” foi instituída pela Lei Nº 4.664, de 20 de dezembro de 1993, dotada de personalidade jurídica de direito público, conforme Lei Complementar Nº 042, de 02 de agosto de 2004, com sede e foro na capital do Estado do Piauí. No seu nome homenageia um dos maiores pesquisadores radicados no Piauí, Prof. Afonso Sena, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A FAPEPI tem missões:

* Financiamento de pesquisa científica e tecnológica;

* Concessão de bolsa à pesquisa científica e tecnológica;

* Apoio à capacitação científica e tecnológica;

* Apoio à instalação de infraestrutura científica e tecnológica;

* Apoio à realização de evento científico e tecnológico;

* Divulgação científica e tecnológica;

* Auxílio financeiro a pesquisador.

A missão de fomentar a pesquisa em um Estado com poucos recursos financeiros não é das mais fáceis. Presidir esta fundação, antes de mais nada, é um desafio, sobretudo para explicar aos gestores que atuam no segmento financeiro que valores aplicados em pesquisa não são despesas e sim investimentos. Tive a oportunidade de presidir esta Fundação em 2014 por 78 dias. Fui o nono presidente e o terceiro pesquisador a ocupar a Presidência, substituindo a Dra. Bárbara Melo e fui substituído pelo advogado Félix Raposo Filho.

Presidente

Período de atuação

Elmano de Almeida Ferrer

1994-1995

Maria de Fátima Aquino Matos

1996-1998

Valdionor Albuquerque Barros

1999-2000

Marta Maria dos Santos

2000

Antonio de Pádua da Costa Lima

2000-2001

Maria de Fátima Aquino Matos

2001-2002

Acácio Salvador Veras e Silva

2003-2010

Bárbara Olímpia Ramos de Melo

2011-2014

Francisco Soares Santos Filho

2014

Félix Fernando Raposo Filho

2014

Francisco Guedes Alcoforado Filho

2015-2018

Fonte: http://www.fapepi.pi.gov.br/institucional/ospresidentes/

Na trajetória da FAPEPI destaco a Presidência do Dr. Acácio Salvador Veras e Silva. Professor Acácio foi o mais longevo presidente da FAPEPI e conseguiu dar a dimensão necessária para que a FAPEPI se firmasse como importante nas atividades de fomento à pesquisa. Sob sua presidência a FAPEPI instituiu o periódico Sapiência, premiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com o Prêmio José Reis, de divulgação científica.

Atualmente a FAPEPI é presidida pelo Agrônomo Francisco Guedes Alcoforado Filho.

Desejo que a FAPEPI continue atuando na atividade de fomentar a pesquisa científica do Piauí com uma musculatura econômico-financeira cada vez maior, por muitos e muitos anos.

Até o próximo post...