Cidadeverde.com

Teoria da Evolução nossa de cada dia

Na semana que passou o Brasil inteiro assistiu um vídeo antigo da pastora e atual ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos sendo entrevistada. Na sua fala, a pastora, atual ministra diz: “a Igreja Evangélica perdeu espaço na história... Nós perdemos o espaço na ciência quando nós [sic] deixamos a teoria da evolução entrar nas escola [sic]... Quando nós não questionamos. Quando nós não fomos ocupar a ciência [?!?]. A Igreja Evangélica deixou a ciência pra lá...” Veja o vídeo abaixo:

A Ministra-Pastora já tinha criado uma polêmica na semana anterior relacionando cores e gêneros, ao que foi rechaçada por uma onda de pessoas postando fotos com as cores mencionadas. A própria Pastora-Ministra, num ato falho (não condizente com sua fala), apareceu no dia seguinte vestida numa das cores reclamadas, incompatível com seu gênero (com base em sua opinião).

Ao tocar no assunto Teoria da Evolução, a Pastora-Ministra, na minha opinião, queimou-se mais uma vez. Ao ponto do seu colega Ministro, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, ter encerrado a questão com uma frase bem simples: “Não se deve misturar Ciência com Religião”. Apesar da simplicidade em encerrar a polêmica sem maiores discursos, Pontes evocou o mesmo tema do pronunciamento feito em 1996 pelo Papa Joao Paulo II que, em discurso direcionado à Pontifícia Academia de Ciências aceitou a Teoria Neodarwinista, afirmando que “a teoria da evolução está se fortalecendo tanto que já pode ser considerada mais do que uma simples hipótese”.

A crença religiosa, qualquer que seja ela (Católica, Evangélica, Espírita etc.) não pode e nem deve, sob qualquer hipótese misturar-se à Ciência. A ciência é algo absolutamente baseada em fatos comprováveis, que seguem etapas ou processos e que por isso, se comprovam. Numa vertente de defesa cega, um destes líderes evangélicos ainda abobrinhou: “se a teoria da evolução fosse correta não seria mais uma teoria e sim, Lei da Evolução”.

Tenho um conselho bastante interessante para quem duvida da Teoria da Evolução: na próxima vez que adoecer não faça uso de antibióticos. O princípio que os rege, deteriorando os patógenos causadores das doenças é o da Teoria da Evolução. Apenas ore, reze ou apele. Neste caso, tomar o antibiótico é um sinal de pouca fé.

Para encerrar o assunto peço ao Criador que dê juízo à Ministra-Pastora e evoco a frase do cientista Theodosius Dobzhansky: “nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução”.

Um bom domingo...