Cidadeverde.com

Atenção Cervejeiros, este post interessa a todos!!!

A cerveja, uma das bebidas mais apreciadas do mundo, apresenta quatro ingredientes básicos: água, malte, levedura e o lúpulo. A combinação destes ingredientes e o toque do cervejeiro na elaboração, com a adição de outros ingredientes e variação nos processos são os componentes que permitem a imensa diversidade de tipos de cerveja.

O lúpulo é uma planta trepadeira cultivada, típica do Hemisfério Norte. Em geral são utilizadas as flores femininas ricas nos óleos essenciais e outras substâncias que corroboram para o sabor, aroma e qualidade da cerveja.

Pesquisadores da UNESP de Jaboticabal (SP) estão em busca de uma variedade de Lúpulo que se aclimate ao clima brasileiro. A pesquisa é na área de Genética e Melhoramento Vegetal está sendo desenvolvida pelo Agrônomo e estudante de Doutorado Renan Furlan e é orientada pela Doutora Leila Trevisan Braz. Renan está cruzando diferentes variedades do Lúpulo para obter uma que consiga se aclimatar às condições brasileiras. A pesquisa é promissora e foi ganhadora de um prêmio internacional concedido pela Barth Haas Group, um dos maiores fornecedores de lúpulo do mundo.

O vídeo abaixo mostra o pesquisador Renan Furlan falando um pouco sobre sua pesquisa.

Os apreciadores da boa cerveja têm motivos de sobra para torcer pelo bom andamento e sucesso desta pesquisa. Já vejo promessas para São Arnulfo de Metz.

Até a próxima...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais