Cidadeverde.com

O Currículo do Piauí

Desde dezembro do ano passado a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) entregou à apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE-PI) o Currículo do Piauí.

O documento tem o objetivo de subsidiar a educação estadual no que se refere aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada no final de 2017 através de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). De acordo com a BNCC todas as escolas brasileiras devem partir de um conjunto mínimo de conhecimentos em todos os componentes da Educação Básica, aprovados e regulamentados até o momento para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Apenas no final de 2018 foi aprovada a BNCC para o Ensino Médio, objeto de posterior análise.

A BNCC reúne, portanto, o mínimo que cada estudante deve conhecer sobre os assuntos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências etc. O restante do que se deve estudar é definido exatamente pelo Currículo.

O desenho do Currículo do Piauí foi construído por um conjunto de professores devidamente recrutados para esta finalidade, de diferentes áreas, que redigiram à luz da BNCC e da legislação vigente. Foram determinados acréscimos ao contido na Base, especialmente nos temas relativos aos conteúdos de cunho regional.

Esta primeira versão receberá as críticas do CEE-PI e deve retornar com estas considerações, para ser reapreciado e, se de acordo com as premissas de qualidade, será aprovado pelo Colegiado.

A BNCC é um importante marco para tentar reduzir desigualdades entre os estudantes de diferentes partes do Brasil. O Currículo do Piauí é uma oportunidade de levar aos estudantes piauienses o que há de melhor em termos de conteúdos educacionais.

Como professor é o que espero que aconteça. Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais