Cidadeverde.com

Aranha das patas azuis é uma nova espécie descrita

Uma espécie de aranha encontrada nas florestas da Malásia é um dos mais novos organismos descritos pela Ciência. Trata-se da espécie Birupes simoroxigorum, chamada popularmente de Tarântula Azul. A espécie é nativa do Estado de Sarawak na Malásia tem as patas azuis bem características e um corpo de cor creme (veja imagem).

Tarântula Azul (Fonte: www.sciencemag.com)

 

A espécie recebeu este nome porque Biru é um termo para azul no idioma da Malásia. Já o nome específico é combinação do primeiro nome das três crianças que colecionavam o animal e a doaram para os pesquisadores: Simon, Roxanne e Igor.

A polêmica

A descoberta desta espécie abriu uma grande polêmica entre autoridades ambientais da Malásia e os cientistas que publicaram a descoberta. Os cientistas receberam a doação dos animais mortos de três crianças que as criavam. Entretanto, as autoridades da Malásia reclamam que não existe qualquer autorização para a saída destes animais do território malásio. O que significa que os animais typus (organismo que serviu como referência para descrição na condição de espécie nova) eram ilegais.

A Malásia é um dos países detentor de grande biodiversidade e que sofre bastante com os efeitos da biopirataria, dada a falta de controle das autoridades em relação ao fluxo de turistas que, por vezes, levam “lembranças” da fauna e da flora do país. O Brasil também sofre com este tipo de problema. Nossa hegemonia na produção de borracha natural, por exemplo, é o caso mais absurdo de biopirataria que nos causou prejuízos econômicos incalculáveis em épocas pretéritas.

Bom carnaval!!!

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais