Cidadeverde.com

Dia Nacional da Botânica

Hoje é o Dia Nacional da Botânica, 17 de abril. A data foi instituída pelo Decreto Federal nº1.147 de 24 de maio de 1994, pelo Presidente Itamar Franco. Juntamente com estabelecimento da data o mesmo decreto declarou a Carnaúba como palmeira-símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e foi criada a Medalha do Mérito Jardim Botânico.

Esta data surgiu por iniciativa dos pesquisadores botânicos brasileiros que resolveram homenagear o botânico Carl Friederich Philipp von Martius, nascido na Bavária, Alemanha e responsável por uma das maiores pesquisas botânicas do mundo e que resultou na publicação da Flora Brasiliensis, a obra que resume informações sobre as plantas do Brasil. Martius nasceu em 17 de abril de 1794.

A Botânica é a parte da Ciência que estuda as plantas e outras formas de vida assemelhadas. As plantas são os organismos que sustentam a vida dos demais seres porque são responsáveis por transformar a energia luminosa em outras formas de energia que sejam absorvidas pelos demais seres vivos, compondo um conjunto de seres essenciais para manutenção da vida na Terra.

A ciência Botânica é ampla e se divide em vários ramos como o estudo das formas (Morfologia Vegetal), das estruturas internas (Anatomia Vegetal), das relações com outros seres vivos (Ecologia Vegetal), do funcionamento (Fisiologia Vegetal) da diversidade de grupos e espécies (Taxonomia Vegetal), dos conhecimentos tradicionais sobre elas (Etnobotânica), da distribuição geográfica (Fitogeografia) entre muitos outros.

Enquanto profissional da área das Ciências Biológicas optei por estudar as plantas sobretudo pela sua beleza estrutural e suas funcionalidades, além da grande resiliência em sobreviver aos desafios de conviver com os seres humanos.

Aproveito para lembrar algumas pessoas que foram importantes na minha formação e que me inspiraram como a Profª Graça Arrais, Profª Maria José Monte, Prof. Airan Lopes, docentes por quem passei como aluno de Botânica na UFPI e minhas orientadoras, Profª Margareth Sales (Mestrado) e Profª Carmen Zickel (Doutorado), ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Vocês ajudaram cultivar um botânico.

Feliz Dia da Botânica!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais