Cidadeverde.com

Tecnologia aos nossos pés

Já pensou em calçar o tênis e ele mesmo “amarrar os cadarços”? Será que isso algum dia será possível?

Este seu sonho de nem precisar de abaixar para amarrar os tênis está bem próximo de acontecer. Até o dia 28 de abril deste a Puma, uma das marcas alemãs do grupo Adidas, está abrindo inscrições para voluntários dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão, Hong Kong, Suécia, Dinamarca, Espanha, Índia, Noruega e Turquia que queiram participar dos testes do tênis Puma Fi (acrônimo de fit intelligence). As inscrições são feitas através do aplicativo PUMATRAC.

É provável que o calçado dotado de tecnologia de amarração eletrônica esteja no mercado daqui a um ano, no segundo trimestre de 2020. Este teste é considerado de grande importância dadas as facilidades da proposta do Fi que atenderá a comando por bluetooth a partir de um aplicativo que poderá ser baixado no celular que ditará o conforto do usuário. A tensão do nó será controlada de acordo com o conforto proporcionado aos pés do usuário, simplesmente tocando no dispositivo na tela do celular, ou regulando a partir da lingueta do próprio tênis.

No mercado já existe um modelo da marca Nike com funções semelhantes, mas a proposta da Puma vem com um motor no solado, equipado com um carregador bem menor e compatível com outros produtos tecnológicos como o Apple Watch.

A previsão é de que o tênis custe por volta de US$ 330 dólares, equivalente a cerca de R$ 1300 reais. Os tênis de amarração automática podem ser uma boa alternativa para quem apresenta limitações físicas e dificuldades na hora de amarrar os cadarços.

O vídeo a seguir (narrado em inglês) mostra um pouco do funcionamento do Puma Fi. Os barrigudos podem usar desta alternativa para não ficarem com falta de ar, quando precisarem amarrar o tênis...

Até a próxima...

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais