Cidadeverde.com

Pesquisadora piauiense promove saúde pública nas periferias

  • Simone7.jpg Simone Mousinho e equipe
  • Simone6.jpg Simone Mousinho e equipe
  • Simone5.jpg Simone Mousinho e equipe
  • Simone4.jpg Simone Mousinho e equipe
  • Simone2.jpg Simone Mousinho e equipe
  • Simone_3.jpg Simone Mousinho e equipe

Ultimamente as universidades brasileiras vêm sendo muito atacadas nas redes sociais, especialmente por pessoas que desconhecem a importância de uma Universidade no seio de uma comunidade. Sou professor universitário há 25 anos e sei de muitas histórias e por vezes uso o Blog Ciência Viva para tornar públicas algumas das coisas que tenho testemunhado de perto ou de longe.

Hoje vou contar a história do Projeto Parasitoses, criado pela Professora Doutora Simone Mousinho Freire. A Dra. Simone é minha colega na Universidade Estadual do Piauí. Como sua pós-graduação é na área de doenças parasitárias ministra na Graduação a disciplina Parasitologia.

Dra. Simone Mousinho. Foto: Acervo Pessoal.

A avalanche de notas baixas dos seus alunos motivou transformar parte da atividade de Ensino em um projeto de Extensão e de Pesquisa. Na prática, a professora introduziu a responsabilidade dos estudantes a buscarem crianças na faixa etária dos 3 aos 10 anos de comunidades carentes da periferia de Teresina como Vila Wall Ferraz, Vila Maria, Cerâmica CIL e Pedra Mole, coletando material biológico (fezes) para avaliar a presença de parasitas. Surgiu assim o projeto que tem como objetivo avaliar o Perfil Sócio Epidemiológico abordando o aspecto parasitológico de crianças. Ao todo foram feitas 483 investigações parasitárias na faixa etária estudada, mas mais de 500 atendimentos, compreendendo crianças fora da faixa pesquisada e com benefício direto para mais de 800 pessoas durante o período de realização do mesmo.

As atividades do projeto foram totalmente custeadas por doações. Além dos insumos para realização dos exames o projeto culminava com o dia “D”, no qual profissionais de diferentes áreas, todos voluntários, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos se encontravam com a comunidade para realização de palestras, distribuição de medicamentos contra parasitoses, atividades lúdicas e atividades de educação, especialmente voltadas para orientações sobre como prevenir as doenças parasitárias e outros cuidados relativos à higiene. Em cada encerramento os beneficiados recebiam um kit formado por sabonete, pasta de dentes, escova de dentes, pente e chinelo, além do fornecimento de um filtro para a família atendida.

Como tudo que é bom dura pouco, este ano foi o último do projeto. Conversei com Simone que está satisfeita com os resultados, pois conseguiu a adesão de seus alunos que melhoraram seu desempenho na disciplina, mas cansou de correr atrás de doações, especialmente para esta finalização. Este ano, em razão da crise, não conseguiu nem o ônibus da Universidade para transportar os estudantes. Em razão da greve, com o esvaziamento do Campus, os estudantes foram à luta e pediram dinheiro nos sinais da cidade.

Participantes do projeto arrecadam recursos em um dos cruzamentos de Teresina. Foto: Projeto Parasitoses.

Esta é a realidade de muitos pesquisadores que trabalham, mas por vezes não conseguem ser reconhecidos nem pelos seus pares da academia, o que dirá da sociedade como um todo. Não é o caso da Simone. Tem o respeito dos seus colegas, alunos e ex-alunos e de crianças que podem ter tido sua vida salva com esta grandiosa ação.

Parabéns Dra. Simone Mousinho!

Boa semana para todos(as)...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais