Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Administração pública: a ponta do iceberg - o que a sociedade vê

 

Por *Carvalho Neto 


Já foi dito que “o Brasil em matéria de controle é terra de ninguém”. Lamentavelmente, o controle ainda é tido como algo que atrapalha, mas deve ser visto como algo que auxilia. Nesse cenário, ocorrem mudanças especialmente com avanços tecnológicos na gestão pública. Há 4 anos, alguns entes da administração pública brasileira vêm experimentando o Relatório de Gestão.

Trata-se de um instrumento de informação que atende a um dos princípios basilares da boa governança: a transparência. Atualmente, os relatórios compreendem a analogia do iceberg, ou seja: “quando examinamos organizações, do setor público e privado, muito do que é evidente ao olho nu desmente o que se esconde abaixo da superfície. As partes interessadas que avaliam as organizações devem lidar com o fato de que o que veem nos relatórios emitidos pelas organizações é, realmente, apenas a ponta do iceberg.
 


As informações mais importantes sobre a organização ficam abaixo da linha d’água e, quanto menos transparente a água em volta do iceberg, mais perigoso pode ser esse iceberg”. O Relatório de Gestão Integrado, nesse momento, responde às expectativas sobre informações mais robustas e esclarecedoras que mergulham abaixo da linha da superfície do iceberg. Essa comunicação observa a política do “aplique ou explique”. Os próximos anos serão de aperfeiçoamento do formato do referido relatório, “porque precisa seguir a diretriz de clareza, mediante o uso de linguagem simples e de imagens visuais, de modo a transformar informações complexas em relatórios facilmente compreensíveis”. O cidadão agradece! 

 

*Carvalho Neto - Diretor-Geral do TCE-PI (1990-1994). Especialista em Controladoria, Gestão e Liderança (PUC-MG, FGV-SP, FAR-PI). Certificação Internacional Líder Coach – Liderança de Alta Performance. Certificação Internacional 6DS . Professor de Graduação e Pós-graduação (1987-2017). Autor de vários livros (esgotados) nas áreas de orçamento, finanças, contabilidade e controladoria aplicados ao setor público. Palestrante e Instrutor desde 1984. Lifelong Learner.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais