Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

IR 2022: consulta ao 1º lote restituição deve ser liberada nesta semana

Lote de restituição do IR é liberado e depósito cai dia 29. Veja quem pode

A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza desde ontem, dia 24/05/2022, a consulta ao primeiro lote de restituição referente ao Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF) .

A RFB informou que o “lote ainda está em processamento” e, assim que os trâmites forem concluídos, serão divulgadas as datas de consulta, o montante a ser pago e quantos devem ser contemplados neste primeiro momento.

Aqueles que têm quantias a receber do Fisco, devem ficar atentos às contas bancárias indicadas no preenchimento já no dia 31, mesmo dia em que se encerra o prazo para envio da declaração do IR deste ano.

O prazo final deste ano foi prorrogado de 29 de abril para 31 de maio, mas ainda assim o calendário previsto originalmente para a restituição se manteve.

A Receita informou que até a última sexta-feira (20), foram entregues 24.292.212 declarações IR 2022, referente ao ano-calendário 2021, representando 71,24 % do total das 34,1 milhões de declarações esperadas.   

Quem recebe no 1º lote

O primeiro lote do IR é destinado aos contribuintes com prioridade legal que já entregaram a declaração e não caíram na malha fina. São contemplados:

  • Idosos acima de 80 anos
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério

Fonte: Portal Contábeis

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais