Cidadeverde.com

Firmino Filho estuda obrigar empresas abertas a fazerem testagens em funcionários

Foto: Reprodução Chat

Atualizada às 10h31

Em live com jornalistas nesta quinta-feira (23), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) estuda um decreto que vai obrigar os estabelecimentos comerciais que estão abertos a fazer testagem em seus funcionários. A medida também deve ser pré-requisito para as empresas após a suspensão gradual do isolamento, a exemplo do que é feito em outros países.

O prefeito disse que os diálogos serão feitos com a classe empresarial e também com as entidades representativas dos trabalhadores que, segundo ele, são as pessoas que vão para a linha de frente da doença e que estarão com a vida em risco podendo se tornarem propagadores da doença. 

"Numa loja não é o patrão que vai ficar no balcão, de máscara, vai ser o comerciário, o trabalhador. Garantir não apenas os empregos mas garantir a segurança, a vida", afirmou. O prefeito não detalhou como ocorreria, mas adiantou que a prefeitura ajudará os empresários a encontrar uma solução.

Firmino Filho voltou a citar que a volta das atividades comerciais só deve ser feita com segurança e, segundo ele, será "lenta, gradual e segura para não ter risco de retroceder ". Serão analisados pontos como a taxa de infecção em Teresina, que está em estudo, a evolução das síndromes gripais nas UBSs e a ocupação de leito clínicos e de UTI nos hospitais da capital. 

Firmino informou que a prefeitura já estuda protocolos a serem seguidos para a retomada de cada setor. O setor da saúde será norteado por diretrizes do COE e do Conselho Regional de Medicina. Ele não descarta a possibilidade de períodos de abertura e fechamento, de acordo com a evolução dos casos após a reabertura. 

Amostragem

O prefeito ainda adiantou que já foi concluída a primeira etapa da amostragem para identificar a taxa de infecção por Covid-19. Por ser um resultado de "forte impacto", Firmino diz que a prefeitura aguarda a conclusão da segunda etapa para garantir a contra prova e assim a segurança no valor dos dados coletados. 

"Já temos o primeiro resultado, mas só iremos divulgar juntamente com o segundo para ter segurança em relação ao primeiro", explicou. Os índices de amostragem deverão prever o pico da doença em Teresina e assinalar a quantidade de leitos que deverão ser ocupados nas semanas seguintes ao levantamento.

Leitos

Dos leitos de UTI preparados pela prefeitura, 120 são em hospitais de campanha em montagem: 90 são no hospital Pedro Balzi, no centro de treinamento de badminton da Universidade Federal, 30 no Lar da Fraternidade. As unidades provisórias devem ser concluídas até 10 de maio.

Outros 50 leitos são disponibilizados no Hospital do Monte Castelo, na zona Sul de Teresina. A prefeitura também estuda a implantação de 60 leitos de UTI agregados à estrutura do Hospital Universitário da UFPI. 

“Estamos fazendo um esforço robusto para a eventual chegada desse pico em Teresina”.

Relação Teresina e interior

Firmino lembrou que 90% da rede de média e alta complexidade do Piauí está em Teresina e que isso deverá concentrar esforços do sistema de saúde durante o enfrentamento à pandemia. Ele garantiu que o compromisso é para atender todos os 3,3 milhões de piauienses. 

Teresina e Maranhão

Firmino Filho voltou a falar sobre a regulação em saúde entre o Maranhão e do sistema de saúde de Teresina

“O Maranhão não tomou as mesmas medidas do Piauí. Vale dizer que muitos municípios estão sem fazer o isolamento. Muitos acidentes de moto vindo para Teresina. Nos preocupa muito esse posicionamento”, citou o prefeito.

“Da nossa parte a gente é solidário, quer continuar a atender todo mundo, mas temos que entender o momento. Que a gente possa cada um fazer o seu sacrifício”, afirmou.

Aumento dos gastos na Saúde

De acordo com o prefeito, a participação da saúde na receita vai crescer substancialmente. “Os outros setores estão inativos e o setor da saúde não apenas está ativo como com gastos crescentes”, disse. Ele não informou o valor exato da elevação dos gastos, mas disse que sua equipe técnica ainda está em prestação para a compra de ventiladores e aluguel de equipamentos

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais