Cidadeverde.com

Mais 31 bairros de Teresina registram coronavírus; isolamento social cai para 49%

Comparativo dos dados do Painel Covid-19 referentes ao último dia 14 de abril até terça-feira (21) mostra que os casos de coronavírus avançam em Teresina. Segundo o levantamento, residentes de mais 31 bairros da capital tiveram confirmações de  Covid-19.

O bairro Jóquei, localizado na zona Leste, continua com os maiores registros de coronavírus em Teresina. Em sete dias, o número de casos de Covid-19 no local saltou de 8 para 20.

O ranking dos três bairros com mais casos confirmados também sofreu alterações. Antes, Jóquei, Fátima e Ininga lideravam a lista, agora, há mais registros no Jóquei[20 casos], Ilhotas[8] e Gurupi[8]. 

Em seguida aparecem os bairros São João [7], Fátima [6], Ininga [6]  e o Lourival Parente, que surge no Painel com  6  casos confirmados de Covid. 

Também estão entre os 31 novos bairros com registro de coronavírus  Todos os Santos [3], Saci [2], Primavera [2], Mafrense[2], Vale Quem Tem [2], Uruguai[2], Santa Maria [2], Promorar[1],Parque Piauí [1], Macaúba[1], Matinha [1], São  Joaquim [1], Memorare [1], Mocambinho [1], Renascença [1], Bela Vista[ 1], Santa Luzia [1], Tabuleta [1], Cidade Nova[1], São Sebastião [1],Colorado [1],  Recanto das Palmeiras [1], Morro da Esperança [1], Porto do Centro [1], Aroeiras [1], Vila Operária [1], Santa Cruz [1], Piçarreira [1], Campestre [1] e  Zoobotânico [1].

O número de  residentes em Teresina que em isolamento domiciliar após diagnóstico da Covid-19 aumentou para 76. 

 As internações subiram para 21. Oito destes pacientes, estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. 


Isolamento social

Mesmo com o aumento de casos de coronavírus, os residentes em Teresina continuam saindo de casa. Segundo a prefeitura , nesta quarta-feira (22), o índice de isolamento social ficou abaixo de 50%.

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

Intensa movimentação registrada na quarta-feira no bairro Parque Piauí

Os dados da startup pernambucana de georeferenciamento InLoco, mostra  apenas 49% de pessoas ficaram em casa. No feriado da última terça-feira esse percentual foi de 63%, o que mostra uma queda de 14%.

Os dados mostram ainda os índices de isolamento social por zonas da cidade. A região centro-norte apresentou o melhor desemprenho, com 49,3%; em seguida vem a região sudeste, com 47,84%. Em terceiro lugar ficou a região sul, com 47,68%; seguida da região leste da cidade, com 46,89%.

Os números mostram que Teresina está bem abaixo do percentual mínimo de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 73%. 

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. 


Izabella Pimentel
[email protected]