Cidadeverde.com

Secretário afirma que UTI do Hospital da Polícia Militar aguarda respiradores

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirma que o Governo do Estado espera a entrega de respirados para que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Polícia Militar comece a funcionar. O Ministério Público do estado, por meio do promotor Eny Pontes, cobra o funcionamento diante da demanda de crescimento dos casos de covid-19 no estado. 

Florentino não precisou a quantidade de respiradores que são aguardados, mas afirma que os equipamentos devem chegar da China e da Turquia. 

“Temos compras internas da China e Turquia que esperamos receber. É claro que a partir do momento que os respiradores chegarem, vamos ampliar nossa capacidade no Hospital Natan Portela, no Hospital Getúlio Vargas, nas salas de estabilização nos hospitais estaduais locais e pelos hospitais regionais.  E vamos instalar definitivamente a UTI  do Hospital da Polícia Militar. Já reformamos, colocamos equipamentos e faltam apenas os respirados. Quando chegarem esses respiradores, a UTI passa a funcionar pois já existe até a equipe  selecionada para trabalhar”, afirmou. 

Segundo o secretário, durante a pandemia, o Piauí conseguiu montar mais 191 leitos com respiradores. “Já conseguimos montar 191 leitos com respiradores. Nenhum desses leitos  existia. É um esforço muito grande. Além destes, conseguimos mais 89 leitos da rede privada que somam 280 leitos de terapia intensiva e de salas de estabilização, leitos que anteriormente não estavam ativos. Esse esforço empreendido de fevereiro até agora é continuado. Temos um planejamento e data para colocar outros leitos de terapia intensiva.  Não temos governabilidade sobre tudo. Tenho vindo aos meios de comunicação falar das dificuldades que enfrentamos”, explica. 

O Governo do Estado também aguarda o envio de 80 respiradores que foram retidos pelo Ministério da Saúde. A liberação do equipamento foi determinada pelo  juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara da Justiça Federal no Piauí. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais