Cidadeverde.com

Piauí tem 100 leitos de UTI aguardando respiradores, diz secretário de Saúde


O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que o Piauí possui 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em operação aguardando apenas a instalação de aparelhos respiradores. A Sesapi aguarda a chegada de 80 respiradores, após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal, para equipar os hospitais e dar maior assistência aos pacientes com Covid-19 no Piauí.

"Esses 80 ventiladores serão utilizados para a implementação de 10 leitos da UTI do Hospital Militar, ampliação de leitos da terapia intensiva do Hospital Getúlio Vargas, ampliação (de UTI) do Hospital Natan Portela, melhor estruturação do Hospital Infantil Lucídio Portela, 13 leitos de estabilização do Hospital de Campanha (no Ginásio Verdão). Vamos também reforça a  estrutura dos nossos hospitais regionais", cita o secretário.  

"A gente está na expectativa do mandado judicial ser cumprido entre segunda e terça-feira  para que no máximo na quinta a gente esteja com esses 80 ventiladores para ajudar no tratamento dos pacientes". 

Com essa ampliação, o secretário acredita que o sistema de saúde terá uma situação "mais confortável". "Além de toda essa iniciativa, nós estamos em tratativas para trazer mais respiradores da Turquia em uma contratação feita pelo Estado de 100 respiradores e pela Prefeitura de Teresina de 70 respiradores. Então, concretizando essa aquisição nós teremos uma quantidade significativa de leitos instalados em Teresina para atender a população". 

Hoje, Piauí tem 141 leitos de UTI voltados para pacientes com Covid-19. Florentino Neto esclarece que os novos respiradores irão possibilitar o aumento desse número. 

"Nós temos todo um trabalho com relação a instituição de  novos leitos de UTI. Se nós não tivéssemos esse trabalho realizado com sucesso nós já tínhamos dito um colapso ao passo que a sociedade colaborou com o isolamento. Nós aproveitamos esse mesmo momento (de isolamento) para estruturar leitos. Além do nosso esforço também tivemos o esforço do município e da própria rede privada".


Foto: Roberta Aline

Leitos Rede Privada

O secretário ressalta que o Governo do Estado continua com a  "estratégia correta e adequada de locação de leitos privados" - da rede privada de saúde - para reforçar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ele relata que já está em operação, dentro desse sistema, 10 leitos pelo Prontomed, dos quais oito estão ocupados. "Vamos colocar mais cinco, na segunda (25), também no Prontomed. Indo para 15 leitos privados".

"Nós estamos com a chamada pública: qualquer hospital privado que queiram alugar leitos para o Estado para que a gente coloque à disposição do usuário do SUS. Nós estamos aqui preparados para dialogar na forma da lei, na formada chamada pública". 

Pico da doença 

O secretário declarou que muitos estudos feitos pelo Governo do Estado e pela Universidade Federal do Piauí apontam que o Piauí está "próximo do pico da doença".

Sul do Estado

O governador Wellington Dias teve um encontro virtual com os prefeitos das cidades do Sul do Piauí. "Onde nós juntos com os prefeitos dialogamos sobre a possibilidade da UPA 24 horas de Corrente, que foi construída pela Prefeitura de Corrente, possa com apoio do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, posso auxiliar o hospital no tratamento da Covid-19. Outra salas de estabilização no Sul do Estado foram reforçadas, dentro do Plano de Contingência feito para todo o Piauí". 

"Nós já trabalhamos estamos com 10 leitos de UTI em Floriano, além dos que já existiam. Nós também vamos para 10 em Picos. Tanto em Floriano como em Picos nós ainda vamos ampliar com a chegada dos novos respiradores. Nós temos 10 leitos em São Raimundo Nonato, que antes não existiam e foram implementados agora. Nós temos cinco leitos em Bom Jesus. E, com relação a Bom Jesus e São Raimundo Nonato, a empresa Enel Green (Power Brasil) doou mais cinco leitos de UTI para Bom Jesus e cinco para São Raimundo Nonato. Isso vai ajudar a fortalecer a nossa assistência". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais