Cidadeverde.com

Governo do PI envia novos respiradores após Parnaíba devolver equipamentos

O Governo do Estado vai enviar cinco novos ventiladores mecânicos para o Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, após a prefeitura do município devolver ao fornecedor os equipamentos que seriam instalados na unidades de terapia intensiva (UTI), para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. A prefeitura alega que os aparelhos inicialmente recebidos não atenderam às especificações  necessárias para o uso em pacientes com COVID-19 e a coordenação técnica do hospital emitiu um laudo técnico desaconselhando o recebimento dos mesmos. 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informa que os cinco ventiladores fazem parte dos 170 comprados pelo Governo do Piauí e que chegaram nesta segunda-feira (01). Além de Parnaíba, os ventiladores mecânicos também seriam encaminhados para Floriano, Picos, Bom Jesus, Corrente, Piripiri, Campo Maior, dentre outros hospitais de pequeno porte. 

Florentino Neto comenta que com a chegada dos novos ventiladores mecânicos o Piauí passa a ter 477 leitos com o equipamento para tratar pacientes com o novo coronavírus. 

"Nós tínhamos até ontem 307 leitos com respiradores para o tratamento dos pacientes com Covid-19 no Piauí. A partir do recebimento de 170 novos, nós acrescentamos a esses mais 170. Nós vamos para 477 leitos com respiradores. Isso é algo extremamente importante porque nós tínhamos uma taxa de ocupação na capital que estava beirando os 60%, com a instalação de 50% desses (ventiladores) na capital  nós nos afastamos desse índice que estávamos e vamos ter uma tranquilidade operacional maior", diz. 

Sobre Parnaíba, Florentino Neto ressalta que a Sesapi também busca melhorar a estrutura do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e ampliar os leitos de UTI. "Estamos preparando a reabertura do Hospital Pró-médica, que estava desativado e vai funcionar como um anexo do HEDA”, acrescenta. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário ressaltou que fez uma ligação a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Souza - esposa do prefeito Mão Santa, para confirmar o envio dos ventiladores. "Fiz essa solicitação ao governador (Wellington Dias), e ele autorizou, atendendo uma reivindicação de Parnaíba nós já estamos prontos para doar cinco respiradores".  Outros produtos são estudos para enviar ao hospital, como a de medicamentos.

Esclarecimentos

Em nota, a  Equipe Técnica da Prefeitura de Parnaíba testou os respiradores (ventiladores mecânicos) emitiu um laudo técnico desaconselhando o recebimento dos mesmos por não atenderem às especificações que são necessárias para o uso em pacientes com COVID-19. "Procedeu-se, portanto, à imediata rescisão contratual unilateral por parte da Prefeitura de Parnaíba", diz a nota.

"O Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima abre o setor de enfermarias com leitos e estabilização, e a Prefeitura de Parnaíba lança edital para compra de respiradores que, devido à grande procura no Brasil e no mundo, não se tem encontrado com tanta facilidade para entrega. A Prefeitura de Parnaíba informa  ainda que nenhum valor foi repassado ao fornecedor, pois o pagamento foi condicionado ao resultado positivo dos testes realizados pela equipe técnica", diz a nota. 


Foto: Sesapi




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais