Cidadeverde.com

HUT chega a 100% de ocupação em UTIs Covid e expectativa é por hospital de campanha

 

Os 27 leitos de UTIs no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para pacientes com Covid-19 também estão todos ocupados, incluindo mais três reservas. A expectativa agora é para a entrega do hospital de campanha anexo ao HUT que está prevista para o próximo dia 17. O Hospital Getúlio Vargas (HGV) também havia esgotado as vagas em leitos de UTI e mais 30 estão sendo abertas para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

"Já estamos com os profissionais sendo convocados, com os materiais médicos e hospitalares, em boa parte, já instalados. Lógico que existem ainda algumas dificuldades. O ponto crítico principal diz referência aos gases na instalação, mas tudo dentro do nosso cronograma", explica Rodrigo Martins, diretor-geral do HUT.

Os pacientes que chegam ao HUT estão na fase avançada da doença. Rodrigo Martins ressalta o esforço para a entrega das UTIs do hospital de campanha antes do dia 17. 

"A gente está querendo também aumentar os leitos de UTI Covid no próprio HUT. É uma taxa preocupante, tendo em vista a quantidade de pessoas que estão procurando leitos de UTI", pontua Martins, em entrevista ao Notícia da Manhã. 

No hospital de campanha, primeiramente, serão entregues 24 leitos de UTIs dos 60 que serão construídos. 

 

Graciane Sousa
[email protected]