Cidadeverde.com

INSS paga 35 milhões e bancos criam horário para aposentados

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os benefícios de 35 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários da Previdência.

Em meio ao avanço da pandemia de Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, bancos do país estão adotando medidas como a antecipação do horário de atendimento e desaconselhando os saques para reduzir o risco de contágio devido à aglomeração de segurados, principalmente os idosos, nas agências bancárias.

A principal orientação dos bancos aos idosos é que eles não se dirijam às agências para sacar seus salários e, em vez disso, prefiram pagar suas despesas por meio do cartão de débito. O INSS faz essa mesma recomendação.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou nesta terça-feira (24) o novo horário de funcionamento das agências bancárias como forma de evitar a propagação do coronavírus devido à proximidade das pessoas que frequentam os locais.

Idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência terão atendimento exclusivo das 9h às 10h.

Para o restante do público, as agências vão funcionar das 10h às 14h, de acordo com orientações estabelecida pelo Banco Central.
O banco Bradesco anunciou, também nesta terça, um horário especial de atendimento aos aposentados e pensionistas.


Nos dias de pagamento de benefícios, a abertura das agências acontecerá com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h, e será voltada a esse público específico.


Após o encerramento do calendário de pagamentos de benefícios previdenciários, os segurados ainda poderão ser atendidos a partir das 9h, uma hora antes da abertura das agências ao público em geral.
Para os demais clientes, o Bradesco realizará o atendimento entre 10h e 14h, antecipando o fechamento das agências em duas horas na maioria das localidades do país.


O calendário de pagamentos de benefícios da Previdência da competência de março tem início nesta quarta e se estenderá até 7 de abril.

Os pagamentos começam pelos beneficiários com renda de até um salário mínimo (R$ 1.045, neste ano) e, a partir de 1º de abril, passam a ser feitos também para segurados com renda acima do piso.

Para saber em qual data o pagamento de março estará na conta, o segurado deve observar o último número do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito que fica após o traço.

Veja abaixo o calendário de pagamentos do INSS da competência de março:

Para beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045)
Final do cartão
1 - 25/mar
2 - 26/mar
3 - 27/mar
4 - 30/mar
5 - 31/mar
6 - 01/abr
7 - 02/abr
8 - 03/abr
9 - 06/abr
0 - 07/abr

Para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo
Final do cartão
1 e 6 - 01/abr
2 e 7 - 02/abr
3 e 8 - 03/abr
4 e 9 - 06/abr
5 e 0 07/abr

Fonte: Folhapress

Se Bolsonaro não se calar estará preparando o fim, diz FHC

Foto: Bruno Santos/Folhapress

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse na noite desta terça (24) que, se Jair Bolsonaro não se calar, "estará preparando o fim". "E é melhor o dele que de todo o povo", afirmou.

A reação do tucano foi em relação ao pronunciamento do presidente da República sobre a crise do coronavírus.

"Eu não ia voltar ao tema, mas o Pr repetiu opiniões desastradas sobre a pandemia. O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas passa dos limites. Se não calar estará preparando o fim. E é melhor o dele que de todo o povo. Melhor é que se emende e cale", afirmou FHC.

Em seu terceiro pronunciamento em rádio e televisão sobre a crise do novo coronavírus, Bolsonaro criticou nesta terça o fechamento de escolas e comércio para combater a epidemia, atacou governadores e culpou a imprensa pelo que considera clima de histeria instalado no país.

O presidente afirmou que desde o início da crise o governo se preocupou em conter o "pânico e a histeria" e voltou a minimizar a gravidade da Covid-19 ao compará-la a uma "gripezinha" ou "resfriadinho".

Parlamentares reagiram com perplexidade ao pronunciamento de Bolsonaro, que havia ensaiado uma mudança de tom nos últimos dias, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que "o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população".

Em seu pronunciamento, Bolsonaro disse que "grande parte dos meios de comunicação foram na contramão" do governo e "espalharam a sensação de pavor, tendo como carro-chefe o grande número de vítimas na Itália".

Bolsonaro argumentou que o país europeu tem características distintas das do Brasil, e que o cenário foi "potencializado pela mídia para que histeria se espalhasse".
O presidente disse também que "nossa vida tem que continuar" e os empregos precisam "ser mantidos". "O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade", afirmou.

As declarações de Bolsonaro ocorrem em meio a ações de governos estaduais para restringir a movimentação de pessoas, sob o argumento de que a redução de contato social é necessária para conter a transmissão do vírus.

O presidente atacou governadores e disse que eles precisam "abandonar o conceito de terra arrasada", com a proibição de transporte, o fechamento de comércio e o que chamou de confinamento em massa.

"O que se passa no mundo mostra que o grupo de risco é de pessoas acima de 60 anos. Então, por que fechar escolas?", questionou o presidente em seu pronunciamento. "Raros são os casos fatais, de pessoas sãs, com menos de 40 anos de idade."

Todos os estados, além do DF, decidiram suspender as aulas da rede estadual para evitar a disseminação da doença. A defesa da reabertura de escolas vai na contramão do que tem sido feito nas últimas semanas em dezenas de países que enfrentam a pandemia. Até esta quarta, a doença já matou mais de 16 mil pessoas.
Durante a transmissão, Bolsonaro foi alvo pelo oitavo dia seguido de panelaços em grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Fonte: Folhapress

Coronavírus chega à realeza britânica: príncipe Charles testa positivo

Foto:instagram@theroyalfamily

O coronavírus chegou à realeza britânica. O teste do príncipe Charles deu positivo para covid-19, como informou nesta quarta-feira, 25, a Clarence House, residência real em Londres e que é vinculada ao Palácio de St. James, onde o príncipe de Gales mora com a esposa, a duquesa de Cornualha, Camila.

A imprensa britânica informa em peso sobre a infecção, dizendo que o príncipe de 71 anos conta apenas com sintomas leves. Camila, que é um ano mais velha do que Charles, também fez o teste, mas não está com o vírus. A Clarence House informou que o casal estava em isolamento em Balmoral e que o príncipe tem trabalhado em casa nos últimos dias.

"Não é possível determinar de quem o príncipe pegou o vírus devido ao alto número de compromissos que ele realizou em seu papel público nas últimas semanas", trouxe uma declaração oficial reproduzida pela imprensa local.


Fonte: Estadão Conteúdo

Sensação do ano, tenista brasileiro Thiago Wild contrai novo coronavírus

Reprodução/Twitter

Sensação do tênis brasileiro neste início de ano, Thiago Wild anunciou na noite desta terça-feira que contraiu o novo coronavírus. O atleta de 20 anos disse se sentir bem e pediu atenção à doença através de mensagem nas redes sociais.

"E aí galera, to passando aqui para avisar que acabei de contrair o covid-19. Meu resultado saiu hoje (terça). Há uns dez dias eu tive alguns sintomas, tive febre, fiquei um pouco gripado. Mas daqui a pouco, pelo período de incubação da doença, já vai passar... Vou ficar bem", declarou.

Wild, que não enfrentou nenhuma complicação da doença, disse estar perto de se recuperar totalmente. "Já venho me sentindo bem nos últimos dias, mas tô passando aqui para alertar todo mundo que tem que ficar em casa, tem que tomar cuidado com isso. É uma doença séria, mas que pode ser controlada com força de todo mundo", afirmou.

Uma das promessas do tênis brasileiro, o tenista paranaense surpreendeu no mês passado ao se sagrar campeão do Torneio de Santiago, no Chile. Ao faturar seu primeiro título ATP na carreira ainda com 19 anos, ele se tornou o mais jovem brasileiro a ganhar um troféu deste nível, superando Gustavo Kuerten, campeão pela primeira vez aos 20 anos.

A conquista o levou ao 114º posto do ranking da ATP, figurando agora na posição de número dois do Brasil, atrás apenas de Thiago Monteiro.

Antes de Wild, três atletas brasileiros haviam testado positivo para o novo vírus: o pivô Maique, do time de basquete do Paulistano, e os jogadores de futebol Jonathas de Jesus e Dori. Jonathas, ex-Corinthians, mora na Espanha, onde defende o Elche na segunda divisão nacional. E Dori, formado na base do Fluminense, joga no futebol chinês.
 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Criança que morreu com suspeita de Covid-19 já tinha histórico de pneumonia

Foto: Google Maps

A secretária de Saúde de José de Freitas, município a 55 quilômetros ao Norte de Teresina, informou que o menino de 8 anos que morreu na noite de segunda-feira (23) com suspeita de Covid-19 já tinha histórico de pneumonia. A criança estava internada no hospital Nossa Senhora do Livramento e era moradora da zona rural. 

Em entrevista por telefone ao Notícias da Manhã nesta quarta-feira (25), a secretária de Saúde, Sara Farias, destacou que trata-se apenas de uma hipótese para o novo coronavírus já que a criança tinha histórico de doença respiratória.

"Era uma criança especial. Ele já tinha dado entrada outras vezes no hospital com pneumonia. Há uma semana, a mãe relatou que levou a criança novamente ao hospital porque a criança estava tendo febre, coriza, mas o médico receitou, fez a medicação, ele voltou para casa e melhorou. Quando foi anteontem ele teve uma piora e voltou para o hospital", relatou. 

O resultado do exame para certificar se o menino estava infectado pelo covid-19 deve sair no período de cinco a 10 dias. Ele morava com a mãe que está de quaretena.

O menino deu entrada no hospital Nossa Senhora do Livramento na segunda-feira (23). Foi feita a coleta do material dele para fazer a investigação para o coronavírus. 

"Na verdade o teste é para ver se dá positivo para H1N1, dando negativo, fazemos a contraprova para  coronavírus. Ainda não temos nada confirmado. O único caso suspeito e investigado no momento é o dele no nosso município. Apresentaram outros pacientes com sintomas mas estão de quarentena para que sejam possivelmente descartados", explicou Sara.

Valmir Macêdo
[email protected]

Bolsonaro volta defender nas redes sociais que 'o Brasil não pode parar'

Foto: Marcos Correa/PR

Depois do pronunciamento oficial feito na noite desta terça-feira, 24, em que contrariou todas as recomendações das autoridades sanitárias para este período de quarentena em razão do avanço da pandemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, na manhã desta quarta-feira, em suas redes sociais, que o Brasil não pode parar.

Em um post divulgado em sua conta pessoal no Twitter, o mandatário disse que "38 milhões de autônomos já foram atingidos e se as empresas não produzirem não pagarão salários". E continuou: "Se a economia colapsar os servidores também não receberão. Devemos abrir o comércio e tudo fazer para preservar a saúde dos idosos e portadores de comorbidades."

No post, o presidente divulgou vídeo com uma foto em que aparece ao lado do presidente dos EUA, Donald Trump, com a seguinte frase: "O Brasil não pode acabar" para reiterar que o homólogo norte-americano está na mesma linha que ele, defendendo que os prejuízos da economia paralisada, com a quarentena, poderão ser mais danosos do que o próprio vírus.

Críticas

A posição de Bolsonaro, em contrariar as determinações das autoridades sanitárias para a quarentena, recebeu muitas críticas, inclusive dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) que consideraram o pronunciamento do mandatário de equivocado. "O País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República, disse Alcolumbre.


Fonte: Estadão Conteúdo

Gilmar diz que 'crise não sustenta o luxo da insensatez'

Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a pedir que os brasileiros fiquem em casa, na noite desta terça-feira, 24, pouco mais de uma hora após o pronunciamento no qual o presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional, criticou o fechamento de escolas e voltou a falar em histeria.

"A pandemia do #covid19 exige solidariedade e corresponsabilidade. A experiência internacional e as orientações da OMS na luta contra o vírus devem ser rigorosamente seguidas por nós. As agruras da crise, por mais árduas que sejam, não sustentam o luxo da insensatez. #FiqueEmCasa", afirmou Gilmar, em seu Twitter, sem citar o presidente.


Fonte: Estadão Conteúdo

Pessoas em situação de rua serão acolhidas em escola para quarentena

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com 

Atualizada às 9h

Pelo menos 40 pessoas em situação de rua estão sem os serviços de assistência oferidos pelo poder executivo municipal em Teresina. O albergue em que eles dormiam suspendeu esse serviço devido a pandemia do coronavírus. Esse alerta chegou ao conhecimento da Pastoral do Povo de Rua, que presta assistência com alimentação durante o dia às pessoas em situação de rua. 

Ao Cidadeverde.com, o coordenador, padre João Paulo Carvalho, nesta terça (24), disse que essas pessoas estavam há quatro dias sem lugar para dormir, pois muitos pernoitavam na Casa do Caminho, uma das unidades da Prefeitura de Teresina que prestam atendimento à população em situação de rua. 

O padre relatou que buscou apoio do Governo do Estado para encontrar um local amplo que pudesse abrigar as pessoas que antes dormiam na Casa do Caminho para incluir a possibilidade de isolamento para que eles também fiquem em quarentena. Com isso, as pessoas em situação de rua poderiam passar todo o dia, não apenas a noite. 

"Encontrei-me com o governador Wellington Dias, a vice Regina Sousa e o José Santana (secretário da Secretaria Estadual de Assistência Social). Eles buscaram por uma escola estadual com a Seduc (Secretaria Estadual de Educação), fica no bairro Macaúba. Vamos organizar toda a logística para que as pessoas em situação de rua possam ficar isoladas lá. Vamos organizar como vai ficar a situação, a alimentação e banheiros".

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Padre João Paulo comenta que as pessoas em situação de rua precisam, assim como todos neste momento, se recolher e se proteger do novo coronavírus, que já matou milhares no mundo. No Piauí ainda não há casos de morte, mas já são seis casos confirmados para Covid-19, doença causada por esse vírus. "Eles não podiam ficar rodeando as ruas, precisam também se proteger do coronavírus".

O sacerdote reforça que o país vive o período da Quaresma, de acordo com o ano litúrgico do Cristianismo, momento em que convida às pessoas a se aproximarem mais de Jesus Cristo.  "Estamos no tempo da Quaresma, que nos convida a prática da caridade. Se recolher em casa,  rezar mais diante do medo do que poderá vir para o nosso país, para nossa cidade, para nossa família. Esse ano a Campanha da Fraternidade é o cuidar do próximo, dar atenção aos que mais precisam, cuidar daqueles que estão na beira do caminho". 

Doação: quem quiser ajudar a casa de acolhimento da Pastoral  do Povo da Rua, conhecido como a Casa Santo André, ela fica na rua Anísio de Abreu Nº 702 - Centro Sul. Para mais informações entrar em contato no (86) 9 9500  6446. Eles também disponibilizam a conta do Banco do Brasil: Agência 4249-8 / Conta Corrente 11.348-4

Eles buscam por doação de alimentos, embalagens para quentinhas,  chinelos, produtos de higiene, sandálias, roupas, máscaras e álcool em gel, além de pessoas para serviço voluntário.  

 


Semcaspi 

Nesta terça (24), a Secretaria Municipal de Cidadania, assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou que o "Centro Pop, Consultório na Rua e Casa do Caminho, unidades da Prefeitura de Teresina que prestam atendimento à população em situação de rua, estão mantendo o suporte essencial como alimentação e banheiros, além de disponibilizar máscaras, álcool 70 e kits de higienização para os profissionais e usuários do albergue". 

A Semcaspi explicou que a "forma de atendimento a esse público foi adaptado de acordo com as medidas de prevenção à pandemia de Coronavírus para evitar aglomerações".

"O atendimento no Restaurante Popular também está suspenso e a Semcaspi passou a disponibilizar quentinhas em um carro em pontos estratégicos do Centro de Teresina. Ao todo, são 70 refeições diárias destinadas a este público".

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Governador reage ao discurso de Bolsonaro e diz que o Piauí seguirá em isolamento

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador Wellington Dias (PT) reagiu ao discurso do presidente Jair Bolsonaro, que classificou o coronavírus como uma gripizinha. O presidente afirmou que as medidas de isolamento social, adotadas pelos governadores, são exagero.  

Como reação, Wellington Dias elencou algumas das ações que estão sendo adotadas, algumas orientadas pelo próprio Ministério da Saúde, e afirma que essas medidas não seriam tomadas se o coronavírus fosse apenas uma “gripizinha”. 

Wellington Dias afirma que as medidas de isolamento social seguirão, até a garantia de que a pandemia estará controlada. 

“Assisti ao pronunciamento do senhor presidente Jair Bolsonaro. Presidente, esses dias tive a felicidade, pelas graças de Deus e juntamente com Rejane, recebermos dois netos. Um casal de gêmeos Arthur e Ester, e não colocaria uma pessoa com essa gripizinha, que o senho fala, para cuidar dos meus dois netos.  Recomendaria que essa pessoa ficasse no isolamento social, com o tratamento adequado, recomendado pela ciência. De qualquer forma, não faria isso com a Yasmim, com o Jairo, com o Vinícius, que são atletas. Eu também pratico esporte e minha esposa também, mas não gostaria de ser contagiado pelo coronavírus. Não sei como meu organismo reagiria. Vejo o que acontece com pessoas de outros países, do Brasil e até do meu estado. Pessoas que ficam três a quatro semanas em uma UTI. Não se faz isso por conta de um gripizinha. No Piauí tivemos que  adotar medidas duras como suspender as cirurgias eletivas. Isso para garantir vagas de quem precisasse por conta do coronavírus.”, afirmou.

No vídeo, o governador também destacou a importância de se seguir as orientações dos cientistas e pesquisadores. Ele diz confiar na ciência. 

“Quero seguir a ciência. Quero seguir todo o regramento. Sei que as pessoas terão prejuízos, mas em primeiro lugar a vida humana. No Piauí a vida humana tem valor e vamos seguir com a ciência e vamos vencer”, disse. 

 

Lídia Brito
[email protected]

 

Usina de açúcar doa etanol para produção de álcool em gel

Foto: Ascom

A COMVAP – Indústria de Álcool e Açúcar do Piauí está fazendo doação de 10 mil litros de etanol ao governo do Estado para a produção de álcool em gel e sua distribuição para estabelecimentos da rede pública de saúde para ajudar no combate ao avanço do coronavírus. 

 “Vivemos um momento de mobilização nacional e nos juntamos às autoridades públicas e à sociedade de uma forma geral nos esforços coletivos de prevenção e combate à Covid-19”, diz o diretor industrial da empresa, Luiz Fernando Melo, ressaltando que estão suprindo empresas e entidades que estão mandando processar, envasar e doar para instituições de utilidade social.

A empresa se enquadra no setor de serviços essenciais, não podendo, portanto, suspender suas atividades, já que isso poderia levar o país ao desabastecimento. “Neste sentido estamos nos esforçando para manter o compromisso em não parar o fornecimento e abastecimento de combustível e alimentos no Piauí, assim como nos estados do Ceará e Maranhão, afastando qualquer risco de desabastecimento dos supermercados e atacadistas destes centros, bem como da frota de veículos, essenciais para o transporte de produtos no país”, pontua.

O diretor ressalta ainda que vem promovendo ações, conforme a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério de Saúde, e adotando todas as medidas necessárias e importantes na prevenção da Covid-19, desde as questões de higienização até os esclarecimentos e orientação aos seus colaboradores sobre os cuidados que devem tomar neste período.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores