Cidadeverde.com

Níveis dos rios seguem próximo à cota de inundação em Esperantina e Barras, diz CPRM

Foto: Arquivo/Kléber Oloveira/RevistaAZ

O novo boletim, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na tarde desta sexta-feira (18), informa que embora o nível dos rios Marathaoan e Longá diminua nas próximas horas nos trechos que passam nos municípios de Barras e Esperantina, respectivamente, devem permanecer próximo a cota de inundação. 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado pelo monitoramento do órgão no momento é de 4,04 metros, superando em 34 centímetros a cota de alerta, que é de 3,70 metros. A previsão é que este nível seja mantido nas próximas oito horas para valores em torno de 4,03 metros, continuando em cota de alerta.

Já em Esperantina, a cota atual do rio Longá está em 6,99 metros, cerca de 41 centímetros abaixo da cota de inundação, que é de 7,40 metros. Atualmente em cota de alerta, o nível do afluente também deve sofrer uma pequena redução nas próximas 8 horas, alcançando 6,96 metros. 

“Os rios que passam nas cidades de Barras e Esperantina encontram-se nesse momento em situação de alerta, dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas”, comunicou o CPRM.

Rio Parnaíba

Atualmente em situação de atenção em Luzilândia, o nível do Rio Parnaíba no município deve alcançar 4,99 metros nas próximas 12 horas e se aproximar da cota de alerta para alagamentos

Já em Floriano, a cota do rio, que no momento está em 4,08 metros, deve subir para 4,69 metros nas próximas horas. Apesar disso, a situação permanecerá em normalidade segundo o órgão de monitoramento. 

Situação semelhante ocorre em Teresina, onde o rio Parnaíba deve sair de 3,78 metros para 3,62 metros nas próximas oito horas, condição classificada como normal pelo CPRM.

Breno Moreno (Com informações do CPRM)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais