Cidadeverde.com

Rio Longá transborda em Esperantina após fortes chuvas na região Norte

Foto: Defesa Civil

O Rio Longá atingiu a cota de inundação na manhã desta quarta-feira (23) no município de Esperantina, a 179 km ao Norte de Teresina. A informação é do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (CPRM).

De acordo com o CPRM, o Longá chegou a 7,59 m, 19 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. Nas próximas horas a previsão é que o rio suba ainda mais, podendo chegar a valores em torno de 7,66 m, 26 cm acima da cota de inundação.

“Os volumes precipitados na noite de ontem na bacia do Longa influíram significativamente na elevação rápida do nível deste rio de uma situação de alerta para a cota de inundação na manhã de hoje”, informa Claudio Damasceno pesquisador em Geociências do CPRM.

O órgão fez um alerta as autoridades devido ao transbordamento do rio. “Solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas”, informa.

A Defesa Civil informou que até ontem 15 famílias estavam desalojadas. Os bairros mais atingidos são Batista de Amorim e Pedreira.

Gráfico: CPRM

Barras

Em Barras, o nível do rio Marathaoan está em 4,06 m, 14 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena elevação nas próximas 8 horas, podendo chegar a 4,08 m.

Hérlon Moraes
[email protected]