Cidadeverde.com

Vídeo: com forte correnteza, pescadores são flagrados pescando na Cachoeira do Urubu

 

 

Por Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

Um vídeo mostrando homens pescando em cima de uma pedra na Cachoeira do Urubu, localizada entre os municípios de Batalha e Esperantina, está viralizando nas redes sociais. O que chama a atenção é a forte correnteza no local que parece não assustar os pescadores.

O autor da gravação comenta que os homens descem através de uma corda presa na ponte da cachoeira e caminham até um ponto bem próximo a uma das quedas de água.

O local favorece a pesca durante o período de piracema, quando determinadas espécies de peixes nadam contra a correnteza para garantir uma área adequada de desova e alimentação. Em cardumes, os peixes conseguem subir cachoeiras em direção às nascentes dos rios e durante o percurso o animal é preparado para a reprodução.

Distante 180 km de Teresina, a Cachoeira do Urubu é um parque ecológico e uma área de preservação ambiental. 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) confirmou que o parque é uma unidade de conservação e que um plano de manejo ainda estaria sendo construído.

A Lei Nº 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, define o "Plano de Manejo como um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos". 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais