Cidadeverde.com

Comunidade Olho d'Agua das Palmeiras ganha poço tubular

A comunidade Olho Dágua das Palmeiras, município de Esperantina, foi mais uma das comunidades a ser beneficiadas com poço tubular, dentro do plano da Prefeitura que traz investimento para zona rural. As famílias da comunidade recorrem a água da chuva para beber, mas as cisternas secam durante o verão exatamente o período mais crítico para a vida dos seus moradores.


Enquanto assiste à máquina perfurando o chão duro, o Sr. Mussoline Rodrigues, pequeno comerciante na comunidade, fala dos canos da antiga instalação que havia, mas que há muito tempo não corre água.

“A água que vinha pelos canos até que era boa, mas nunca chegava aqui pra nós, às vezes até nas casas mais de baixo chegava a faltar. Foi por isso que pedimos ao Prefeito, que em primeiro lugar trouxesse o poço para nossa comunidade e o homem cumpriu” exclama.

Dona Maria Alves de 55 anos, mostra a água da cisterna que colheu nessas primeiras chuvas de janeiro, mas faz questão de lembrar que até bem pouco tempo, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a cisterna havia secado e a busca pela água boa para beber estava sendo um verdadeiro sacrifício para a família.

“Por mais que a gente economize a água da cisterna, usando apenas para beber, nunca é suficiente para todo mundo, além da nossa família, temos de dividir com um vizinho e a água não chega a durar todo o verão” lamenta.

Mesmo sendo um dos incentivadores do programa do governo federal em parceria com a ONG, Ação para no Semiárido Brasileiro – ASA, que buscou construir “1 milhão de cisterna para o nordeste”, o prefeito Chico Antonio, reconhece que as cisternas salvaram e salvam muitas vidas, saciando a cede de centenas de milhares de nordestinos, mas avalia que nas cidades onde haja recursos financeiros e água de subsolo, é importante que os gestores busquem alternativas que garantam água para todas as necessidades das famílias que moram em comunidades com escassez de água, como essa do Olho Dágua das Palmeiras.

“Não podemos desconhecer a importância das cisternas para saciar a sede de muitas famílias que moram em regiões como essa, mas precisamos entender que também precisamos de água para o consumo dos animais, pequenas hortas e outras necessidades dessas famílias, por isso tivemos de desenvolver esse programa que fará chegar água para todas as famílias de Esperantina que moram nas regiões mais secas” garantiu.

 
Fonte: APPM
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais