Cidadeverde.com

Esperantina intensifica trabalhos de prevenção a hipertensão

Visando alertar a população sobre os riscos, sinais de alerta e formas de controlar a hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das equipes de psf’s vem desenvolvendo um trabalho preventivo para alertar os pacientes sobre os riscos da doença. A secretaria de saúde vem promovendo palestras e atividades físicas semanalmente.


Além das palestras também são oferecidas atividades de ginástica laboral, com técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento. O público participante é auxiliado pelo educador físico Flavio Denes. De acordo com o enfermeiro coordenador do PSF Cristiano Lages cada psf tem um dia na semana denominado de HiperDia (Hipertensão e Diabetes), que são acompanhados pelos profissionais.


"Estresse, má alimentação e falta de atividade física são fatores que levam ao desencadeamento da doença. Muitos convivem com esta realidade, mas não estão sensibilizados para dar a devida importância. A hipertensão pode provocar sérios riscos ao portador. Infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência renal constituem as três principais complicações causadas pela doença. Dentre os sinais de alerta estão o aumento da pressão em si, associado ao mal estar, aumento de peso e alto estresse", acrescentou Cristiano Lages.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais