Cidadeverde.com

Chico Antônio anuncia mudanças estruturais para comunidade quilombola

Em Esperantina, atividades alusivas marcaram o Dia Nacional da Abolição da Escravatura, prestigiado por lideranças políticas e comunitárias. Durante o evento que aconteceu neste domingo (13), na comunidade Olho D’água dos Negros, o prefeito Chico Antônio anunciou a inauguração de obras para a comunidade quilombola. 

A comunidade Olho Dágua dos Negros é uma das maiores concentrações de população de afrodescendentes, remanescentes de escravos na cidade de Esperantina. Considerado patrimônio histórico municipal, a antiga casa grande da fazenda Olho Dágua dos Pires, será reformada com recursos assegurados pelo IPHAN – Instituto Histórico Nacional.

Durante a solenidade, o prefeito Chico Antonio, lembrou a história das famílias afrodescendentes que vieram para Esperantina na condição de escravos, enfatizando a importância dos negros para o surgimento e desenvolvimento cidade. "Me sinto feliz por que estamos aqui não na condição de escravos, mas de administradores dos destinos de toda nossa cidade", declarou. 

Entre as reformas anunciadas para a comunidade, o prefeito Chico Antônio ressaltou a reforma de uma escola e do posto de saúde e garantiu apoio aos eventos esportivos e culturais. 

O evento contou com as presenças do prefeito de São João do Arraial – Zilton Melo, do presidente da câmara municipal de Esperantina, Jânio Aguiar, do superintendente do Incra no Piauí, Francisco Limma e ainda dos deputados federais Jesus Rodrigues e Assis Carvalho e do secretário estadual das cidades, Merlong Solano.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais