Cidadeverde.com

Penitenciária de Esperantina recebe os projetos: "Ação em Cidadania" e "Resgatando a Cidadania"

Mais uma etapa dos projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania foi realizada com êxito. Desta vez a unidade prisional contemplada foi a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.


A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça com a Secretaria Estadual e Municipal de Assistência Social, Secretaria da Segurança, Secretaria do Trabalho, Sine, Prefeitura Municipal de Esperantina e o Centro de Atendimento Psicossocial. “Os convênios firmados entre a Sejus e seus parceiros são de extrema importância, e nos auxiliam no fornecimento de assistências básicas aos detentos”, ressaltou Henrique Rebelo, secretário estadual da Justiça.

Segundo Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, os projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania objetivam proporcionar a população carcerária o acesso aos direitos básicos. “Essas ações são patenteadas pelo secretário Henrique Rebelo, que vem impondo um estilo muito proativo de atuação em todo o sistema prisional do Piauí, e o maior objetivo desses projetos é proporcionar aos detentos o acesso aos direito básicos”, disse.

Ao todo, foram realizados 852 atendimentos, tais como emissão de RG e carteira de trabalho, atendimento médico, corte de cabelo, atendimento jurídico, aferição de pressão arterial e orientações acerca dos benefícios da Bolsa Família. Além de imunização contra febre amarela, gripe, hepatite B, difteria e tétano, tendo um total de 425 imunizados entre detentos, agentes penitenciários e servidores.

Em 2012, já foram contemplados com os projetos a Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano, com mais de 200 atendimentos realizados e a Penitenciária Regional José de Deus Barros, Picos, com mais de 400 detentos atendidos.

Sejus firma convênio

Na ocasião, também foi firmado um convênio entre a Sejus e a Prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Assistência Social.

O convênio tem o objetivo de propiciar aos 161 internos da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo a assistência à saúde de forma satisfatória. Dentre as ações que irão ser realizadas através desse convênio estão ações de prevenção às DST/Aids, à tuberculose, hanseníase, hipertensão, repasse de medicamentos da farmácia básica, ações de imunizações, entre outras.

Francisco Antonio de Sousa Filho, prefeito de Esperantina, fala da importância do convênio realizado entre a Sejus e a Prefeitura. “Para a Prefeitura de Esperantina é importante e gratificante a parceria firmada com a Secretaria Estadual da Justiça, pois nos possibilita estender até à população carcerária ações já executadas no município, como a atenção básica à saúde”, explicou o prefeito.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais