Cidadeverde.com

Barragem "Feijão Bravo" é desativada após 100 anos

Após 100 anos, a barragem "Feijão Bravo" que atravessava a margem do rio Longá, próximo à localidade Marajá dos Almeidas, em Batalha, foi desmanchada pedra por pedra. A represa era ilegal e centenas de pescadores utilizavam o local na época da piracema para praticar a pesca de peixes em reprodução. 

                          Fotos: clicaesperantina

A destruição da barragem foi autorizada pelo Ministério Público, através do promotor de Sergio Reis Coelho, atendendo denúncia da Diretoria da Colônia de Pescadores de Esperantina.

Cerca de 60 pescadores dos dois municípios acompanharam a ação que contou ainda com a presença da Força Tática da Policia Militar do Piauí.


"Concordamos com o desmanche da barragem pois não é justo que pescadores que recebem o seguro defeso pesquem daquela forma, acabando com os peixes ovados", disseram pescadores. 

Piracema é o período entre outubro e março, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da espécie nos rios e lagoas. No período, os pescadores recebem benefício para compensar o tempo sem desenvolver a atividade. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações clicaesperantina
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais