Cidadeverde.com

Hospital de Esperantina inaugura novo serviço de Ortopedia

O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, localizado em Esperantina, região Norte do Piauí, entra para a lista dos Hospitais Regionais e Estaduais que dispõem dos serviços de cirurgia ortopédica e anestesia. A Ortopedia chega a Esperantina, mas, beneficiará, também, uma região que compreende outras 13 cidades, totalizando cerca de 200 mil habitantes. O serviço vai garantir um atendimento de qualidade no próprio município e impedir a maior parte das transferências para a capital, evitando a sobrecarga no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por exemplo.

Inaugurado em abril de 1972, o Hospital Estadual de Esperantina, atualmente, realiza cerca de 1.000 consultas por mês, nas áreas (ambulatoriais) de Pediatria, Ortopedia, Clínica Médica, além dos atendimentos de urgência e emergência, que são o maior foco da instituição. Além disso, mensalmente, em média, são realizados cerca de 90 partos (normais e cesáreos), 350 internações e 800 exames (Radiologia, Ultrassonografia, Eletrocardiografia, Prevenção do Câncer do Colo Uterino, entre outros). O Hospital também dispõe de um Centro de Fisioterapia, que foi inaugurado em 2004 e atende cerca de 200 pacientes por mês.

“Ao longo de todos esses anos de funcionamento do Hospital registramos uma grande demanda reprimida, especialmente, nos casos ortopédicos. A nossa única alternativa era a transferência para Teresina. Nós tínhamos um médico ortopedista que realizava atendimento ambulatorial, semanalmente. Mas, 90% dos casos de urgência, com pacientes politraumatizados, e, até mesmo, simples fraturas, precisávamos transferir para a capital”, pontuou Fabiano Soares, médico do Trabalho, diretor-geral do Hospital de Esperantina, há cinco anos.

Cerca de 150 pessoas trabalham no Hospital, entre servidores efetivos e terceirizados. Para garantir o novo atendimento em Ortopedia, o diretor conta que dois cirurgiões ortopédicos e dois anestesistas foram incorporados à equipe do Hospital e atuarão nos fins de semana, em escala de plantões. “Eles atenderão urgências e realizarão cirurgias eletivas. É um verdadeiro marco para a saúde pública da nossa região. Uma importância social muito grande”, disse.

Para garantir a realização de cirurgia ortopédica fizemos uma adequação e reforma física no centro cirúrgico e no setor de esterilização, além da aquisição de material anestésico e equipamentos ortopédicos. O diretor contou, ainda, que os próximos serviços que serão oferecidos à população serão a Endoscopia, a Oftalmologia e a realização de cirurgia geral.

Atualmente, o Hospital de Esperantina dispõe de 48 leitos. “O governador Wilson Martins também assegurou uma reforma e ampliação em toda a estrutura do nosso Hospital, ainda no primeiro semestre deste ano, a fim de garantir uma maior capacidade de atendimento”, disse Fabiano.

Neste sábado (2), o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, participará da inauguração do novo serviço, acompanhando a primeira cirurgia ortopédica, que dará início a uma nova fase no Hospital de Esperantina.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais