Cidadeverde.com

Juíza de Barras nega irregularidades na senha e pede ajuda à OAB/PI

O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, Sebastião Rodrigues Júnior, recebeu a visita da titular do Juizado Especial de Barras (cidade próxima a Esperantina), Zelvânia Márcia Batista Barbosa, que voltou a negar qualquer irregularidade com sua senha de acesso ao Sistema Projudi. A magistrada solicitou que a OAB continue fiscalizando a correição realizada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado.


"Ela garante que sua senha não tem problemas, que não há irregularidades. A Corregedoria designou um desembargador e juízes auxiliares para acompanhar o caso e nós da OAB designamos um advogado. Vamos emitir um parecer final sobre o trabalho da Corregedoria no final de tudo. Creio que não vai demorar", disse o secretário.

De acordo com Sebastião, Zelvânia Márcia colocou-se à disposição da Ordem para qualquer esclarecimento para maior transparência a sua atuação no juizado. 

Advogado pode perder carteira

Em fevereiro deste ano, a OAB-PI recebeu do advogado Kelson Feitosa documentação que aponta o uso irregular da senha da juíza Zelvânia Márcia.  A senha permite acesso ao Sistema Projudi, onde os magistrados dão o parecer dos processos judiciais. Em posse da senha de acesso da magistrada, alguns profissionais estariam proferindo sentenças em processos virtuais.

Caso sejam verificados desvios na conduta de advogados, serão instaurados processos ético-disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED). "Estamos trabalhando com hipóteses, mas se for comprovado que a senha foi roubada ou usada indevidamente, os advogados responsáveis responderão criminalmente. Na OAB será apreciada também a questão da ética e, em situação extrema, o advogado pode ter seu direito de advogar suspenso ou até perder a Carteira da OAB".


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: