Cidadeverde.com

Seinfra assina Ordem de Serviço para obras do Mercado Público de Esperantina

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o mercado público de Esperantina será ampliado e reformado. Construído em 1951, o prédio que atualmente abriga 127 feirantes não possui infraestrutura adequada para atender a população. Infiltrações, falta de saneamento básico, piso, parede e telhados defasados, são apenas alguns dos problemas do lugar.


Para resolver a situação do mercado no município, a Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) vai começar uma obra de reforma e ampliação no local. A Ordem de Serviço para início da construção foi dada na tarde desta sexta-feira (28).

O arquiteto Júlio Medeiros, responsável pelo projeto de ampliação e reforma do mercado público, participou da solenidade. Para ele, o grande desafio foi trabalhar o passado e o futuro. Por isso, um prédio no estilo contemporâneo deve ser construído ao lado do antigo, que será preservado. “No prédio antigo, nós vamos manter as características arquitetônicas que são típicas da década de 1950, mas vamos melhorar outros aspectos como a infraestrutura e o saneamento básico. Já o novo prédio será feito em estrutura metálica e contará com telha termostática que permite a entrada de luz e a circulação de vento”, disse.


Além disso, o novo mercado público de Esperantina terá área de estacionamento, curral para comércio de pequenos animais e banheiros adaptados para cadeirantes. Para seu Joaquim, que vende peixe no mercado há mais de 20 anos, a obra é bem-vinda, já que ultimamente as vendas caíram bastante por causa do mau cheiro no local. “Todos os dias eu tenho que deixar a minha banca sob os cuidados do meu filho e sair com a mercadoria de porta em porta para conseguir vender mais. O problema é que os clientes não querem mais ir ao mercado por causa do fedor e da sujeira”, afirmou. 

A obra de reforma e ampliação que vai mudar o cenário atual do mercado de Esperantina deve durar 300 dias, cerca de 10 meses. A obra custará R$ 2.601.558,00, investimento executado com emenda parlamentar e com contrapartida do Governo do Estado. “O primeiro local onde os turistas procuram ao visitarem uma cidade é o mercado público. Geralmente, o mercado é o retrato do município e em Esperantina o que podemos ver é um mercado depredado e sem condições de limpeza. O que queremos, além de melhorar a qualidade do atendimento e da segurança, é transformar o lugar em uma referência no Estado”, concluiu Castro Neto.


A solenidade na Câmara Municipal de Esperantina, contou também com a presença dos feirantes, dos vereadores, do prefeito da cidade, Lourival Bezerra, do deputado estadual Themístocles Filho e do deputado federal Marllos Sampaio, que destinou parte de emenda parlamentar para a obra.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais