Cidadeverde.com

Bebê nasce com malformação e campanha tenta ajudar família

O caso de um recém-nascido com problemas de malformação congênita comoveu a população do município de Esperantina, a 174 km de Teresina, que organiza uma campanha para receber doações. A pequena Taline Vitória, de apenas 22 dias, nasceu com as vísceras expostas, coberta apenas por uma fina camada de pele. O dinheiro arrecadado será investido na construção de um quarto para receber a criança. 

                             Fotos: Blogdopaulomelo
Casa da pequena Vitória no bairro Santa Luzia, em Esperantina

Vitória nasceu no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, no último dia 22. Devido a complexidade do caso, a criança foi transferida para o Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina, onde já teria sido submetido a quatro cirurgias.

"É um caso muito delicado e que exigirá tempo para a recuperação. A família dela é muito carente e a malformação só foi descoberta após o parto cesáreo. Uma ultrassom morfológica poderia ter descoberto a anomalia antes. Agora deverão ser realizadas várias cirurgias para reconstrução do abdômen", explica o Fabiano Ribeiro Soares, diretor do Júlio Hartman.


O agente de municipal de Saúde, Domingos Luis Ferreira, está encampando a ação para ajudar a família e conseguir materiais para a construção de um quarto com condições adequadas para a recuperação de Vitória. 

"Até o momento, a mãe não viu a filha pois está bastante abalada e sendo acompanhada por psicólogos.  O pai está desempregado e avó da criança está ajudando os dois", conta Domingos Luis. 

Em Teresina, Vitória está sob cuidados de outros familiares e segundo o agente de saúde, a criança ainda está debilitada e necessita ganhar peso. "Ela está se alimentando praticamente só de medicamentos, não pode comer nada. Com fé em Deus, ela vai se recuperar e quando for para casa, necessitará de cuidados redobrados.Os interessados em ajudar podem entrar em contato através do número 9977 0432 ou 9853 7214", finaliza o agente de municipal de Saúde, Domingos Luis Ferreira.


Mãe

Em entrevista ao Cidadeverde.com, a mãe da criança, Sebastiana Araújo, comemora os sinais de recuperação da filha e aguarda o momento de vê-la, pela primeira vez. 

"Logo após o parto tive uma infecção e por isso não consegui ainda pegar minha filha no colo. Hoje já soube que os médicos já retiraram os aparelhos e ela respira sozinha. Quando ela completar três meses, novas cirurgias serão feitas, quando a Vitória pegar mais peso. Ela vai ficar boa", finaliza a mãe. 


Onfalocele

A onfalocele é um defeito congênito, uma má-formação na parede abdominal em que os órgãos, localizados dentro do corpo, ficam para fora do abdômen em uma espécie de bolsa transparente, decorrente de um problema no desenvolvimento dos músculos abdominais. A expectativa de vida para bebês com esta anomalia é baixa e a recuperação inclui acompanhamento por toda a vida. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais