Cidadeverde.com

SDR entrega sementes em Esperantina, Picos, Piripiri e Campo Maior

As regionais de Piripiri, Picos, Esperantina e Campo Maior vão receber até a próxima segunda-feira (1º) sementes e mudas doadas pelo Governo do Estado com os objetivos de otimizar a produção dos agricultores familiares, bem como garantir sementes de boa procedência e a formação estratégica de suporte forrageiro para alimentação de animais nos períodos de seca. Esta ação faz parte do programa Piauí Produtivo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estas entregas vão contar com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, além de uma equipe da SDR, representantes dos sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), das secretarias municipais de agricultura e agricultores familiares das regionais.

Nesta sexta-feira (29), a entrega das sementes e mudas vai acontecer em Piripiri, às 9h, no Centro Comunitário Antônia Flor. Nesta ocasião serão distribuídos 7.000 quilos de sementes de milho, 11.380 quilos de sementes de feijão, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro; esta última, mais voltada para alimentação animal.

Os agricultores familiares de Picos vão receber no sábado (30), às 9h, na Câmara Municipal, 19.620 quilos de sementes de feijão, 1.200 quilos de sorgo forrageiro, 100 m³ de maniva, 80 mil mudas de caju e ainda 150 mil raquetes de palma forrageira, também mais destinada ao consumo dos animais.

Já na segunda-feira (1º), a SDR vai realizar a entrega de mudas e sementes em Esperantina, às 9h, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí (STTRs). Nesta etapa serão distribuídas 8.000 quilos de sementes de milho, 13.560 quilos de sementes de feijão, 100m³ de maniva, além de 1.500 quilos de sorgo forrageiro.

Na parte da tarde, será a vez de Campo Maior receber 2.000 quilos de sorgo forrageiro, 19.940 quilos de feijão, 10.000 quilos de milho, 71 mil raquetes de palma forrageira e 100 m³ de maniva (mudas de mandioca).

Para o secretário Francisco Limma, esta ação vem reforçar o entusiasmo que há no meio rural do Piauí, onde os agricultores e agricultoras familiares estão otimistas por conta da regularidade das chuvas no mês de janeiro. “O Governo do Estado vem somar incentivos com a distribuição massiva de sementes e mudas. Isso faz parte do programa Piauí Produtivo que assegura as condições para os agricultores familiares fazerem e garantirem o plantio de suas áreas, estimulando o plantio familiar nesta safra 2015-2016”, enfatizou.

No decorrer desta ação, a SDR vai entregar 200 toneladas de feijão caupi, 60 toneladas de sementes de milho, 178.571 mudas de caju anão precoce, 500 m³ de maniva, dez toneladas de sorgo e mais de um milhão de mudas de raquetes de palma forrageira para as 17 regionais do estado, contemplando cerca de 60 mil famílias de agricultores familiares. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para execução desta ação.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com