Cidadeverde.com

I Seminário de Agricultura Familiar é realizado em Esperantina

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, esteve presente no "I Seminário de Agricultura Familiar do Território dos Cocais - Estratégias para fortalecer a cidadania no campo", realizado em Esperantina. O evento foi realizado pelo CEAA, SDR (por meio da Unidade do Crédito Fundiário), Secretaria Especial da Agricultura Familiar e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário.

O seminário envolveu agricultores, representantes de associações e sindicatos de trabalhadores rurais e estudantes de todo o território que discutiram temas relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar em todos os seus estágios, da produção à comercialização.

Francisco Limma ressaltou a importância da continuidade da organização dos agricultores que da busca pelos desafio, já que o Piauí tem uma maior proximidade com o meio rural e a agricultura familiar.

"Temos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza que tem recurso no orçamento e pode ser utilizado para continuar apoiando essas atividades dos agricultores familiares, mesmo que não venha recurso do governo federal para o Piauí", declarou o secretário.

O gestor citou a parceria do Banco Mundial para apoiar pequenos projetos como casas de farinha, hortas ou criação de animais de pequeno porte. Segundo ele, estas e outras ações mostram que o Estado está empenhado a incentivar a agricultura familiar.

O evento terminou no sábado (13) e contou com a realização feira de produção e economia solidária.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com