Cidadeverde.com

Seis fogem da penitenciária ao serrar grades com lâmina de gilete

Pelo menos cinco detentos da penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina (a 180 km de Teresina), continuam foragidos após empreenderem fuga do local na noite de ontem(24), por volta das 21 horas. Seis presos estavam na triagem quando serraram as grades com lâmina de gilete e pularam o muro do presídio. Um deles foi recapturado em seguida, após se machucar. 

De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Cleiton Holanda, os presos já haviam tentado fugir na última segunda-feira(19) e por isso estavam na triagem para serem ouvidos em um inquérito disciplinar. Mas, eles não desistiram da fuga e tentaram novamente, dessa vez com êxito.  

No presídio há 370 presos enquanto a capacidade é para 157, para apenas quatro agentes por plantão. “Tem 35 presos que estão nos módulo familiar, que serve para visita intima, e no escolar porque não tem onde botar. É quase oito vezes maior que o número de agente que tem para fiscalizar e ainda tem os da triagem e os das celas, que se aproveitam dessas deficiências e terminam empreendendo fuga”, declara Cleiton Holanda. 

Ele disse que apesar da superlotação, 17 tentativas de fugas foram abortadas e apenas quatro foram consumadas, com esta. “Mas o número de presos é sempre alto de seis a oito que tentam fugir”, afirma.

Ele disse ainda que a penitenciária que é para presos sentenciados, possui em sua esmagadora maioria presos provisórios de outras comarcas, não tem câmeras de segurança e a cerca eletrônica não funciona. 

Os nomes dos detentos que fugiram foram divulgados para que se forem vistos pela população seja denunciados ao 190 da Polícia Militar:

- Lucas Oliveira Lessa, Teresina  Provisório
- Breno Nunes de Araújo, Teresina Provisório          
- Edimar de Sousa Santos, Teresina Provisório 
- Elizeu Rodrigues do Nascimento, Altos Provisório                               
- Darley da Silva, União  Provisório

NOTA

A Gerência da Penitenciária de Esperantina informa que já comunicou aos órgãos de segurança pública e iniciou a busca dos presos Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo, Edimar de Sousa Santos, Elizeu Rodrigues do Nascimento e Darley da Silva, que fugiram da unidade no último sábado (24). A Gerência também abriu procedimento administrativo para investigar a fuga, bem como reforçou a segurança na unidade.

Gerência da Penitenciária de Esperantina

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais