Cidadeverde.com

Definida a programação da 5° edição do Festival do Peixe em Esperantina

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), a Câmara Setorial de Piscicultura e a Prefeitura Municipal de Esperantina realizaram, nessa quinta-feira (11), reunião para tratar da programação de atividades do 5° Festival do Peixe, que será realizado de 26 a 28 de julho, no município de Esperantina. A expectativa dos organizadores é divulgar a programação completa do evento nos próximos dias.

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Emater, Secretaria da Agricultura de Esperantina, Sebrae, Cooperativa de Pescadores do Baixo Parnaíba (Pescoo), Associação dos Piscicultores de Madeiro e da Seaf participaram do encontro. Essas instituições levarão técnicos para ministrar palestras sobre temas como inspeção no abate e comercialização, motivação para produção, licenciamento, entres outras atividades relacionadas à piscicultura.

Segundo o diretor de Fomento à Piscicultura da Seaf, Luciano Brito, o objetivo é fazer um festival participativo, mobilizar o máximo possível de participantes. Luciano informou ainda que estão sendo convidados 22 municípios do território e suas respectivas secretarias da Agricultura e associações, além de empresas que trabalham no ramo para incentivar discussões e negociações dentro do setor.    

O festival contará com o espaço do piscicultor, onde serão expostos alevinos, reprodutores e matrizes, momento para degustação, além de apresentações de novas espécies. No dia 27, está programado um sorteio de brindes e equipamentos para os piscicultores.

Para Evellyn Sara, secretária da Agricultura do município, o desafio é atrair cada vez mais piscicultores e, ao mesmo tempo, manter o público que já prestigia o evento. "A expectativa é que o público goste mais ainda desta edição do festival", completa a gestora.

Evellyn ressaltou ainda que os piscicultores estão animados com as possibilidades de negócios. “O consumo de peixe aumenta nesse período, os restaurantes são todos abastecidos a base de peixe, até mesmo a população passa a consumir mais. Então, a expectativa de negócios é muito boa”, concluiu Sara.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, faz parte do calendário cultural do Estado do Piauí e contribui para a geração de oportunidades de negócios, destacando o potencial da região que se refere à produção de peixes. 

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais