Cidadeverde.com

Após denúncia de propina, Câmara decide pela permanência do prefeito

Os vereadores de Esperantina resolveram não afastar o prefeito da cidade, Lourival Bezerra Freitas (PSDB) após denúncia de recebimento de propina do ex-assessor Edimilson Portela, conhecido como Didi do Açougue. A votação ocorreu na sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira(20) na Câmara Municipal e encerrou por volta das 22h30. 

Foto: JornalEsp

O município possui 13 vereadores, seis parlamentares da oposição foram a favor do afastamento e seis contra a saída do gestor, porém o presidente da Casa, Raimundo Rodrigues (PSDB) decidiu pelo voto de minerva e conservou o prefeito no cargo durante as investigações.   


O pedido de afastamento do prefeito foi protocolado pelo ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Queiroz, após ser divulgada uma gravação onde o prefeito estaria cobrando R$ 24 mil de Didi do Açougue para supostamente garantir a licitação de alimentos que seriam usados na merenda escolar do município.


Vereadores que votaram a favor do Prefeito abaixo:

1-Raimundo Rodrigues Fontinele – PSDB;
2-João De Deus Correia – PMDB;
3-José Pereira De Carvalho – Kelio – PRTB;
4-Antonio Aristide De Carvalho – Tote Arisitde – PMDB;
5-Regys Carvalho Sampaio – PMDB;
6-Adalberto Alves De Aguiar – Bebetinho – DEM;
7-Antonio José De Paiva Costa – Bebé Vitória – PRTB;

Vereadores que votaram contra o Prefeito abaixo:

1-José Claudio Pereira Da Silva – Zé Claudio Da Borracharia – PSB;
2-Jânio Ferreira De Aguiar – PSB;
3-José De Ribamar De Sousa – Zé Germano – PT;
4-Domingas Maria Santana Da Silva – PRB;
5-Luis Ferreira – Luis Ana – PT;
6-Antonio Marcos Teles – Marquinhos Geronço – PRB.


Da Redação
Com informações Jornal Esp

Câmara de Esperantina votará pedido de fastamento do prefeito

A Câmara de Vereadores da cidade de Esperantina, votará na sessão de hoje (20), no plenário Vereador Gilberto Aguiar Chaves, o pedido de afastamento ou não do Prefeito Lourival Bezerra Freitas (PSDB) de suas funções a frente do poder público municipal.


Vale ressaltar que o pedido de afastamento e cassação do chefe do executivo municipal, foi protocolado na última quinta-feira (19/12), pelo seu ex-Secretário de Meio Ambiente e amigo, Marcos Queiroz.

No referido requerimento protocolado na Câmara Municipal,  o denunciante acusa o gestor de ter extorquido o empresário Edimilson Portela, o popular  e conhecido “Didi do Açougue”. Segundo o ex-Secretário, o Prefeito pediu ao empresário uma verba para garantir a licitação de alimentos que seriam usados na merenda escolar do município.

Com informações de Jornalesp

Esperantina comemora melhorias no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem priorizando investimentos importantes na saúde pública, sobretudo, no interior piauiense, levando melhorias aos principais hospitais estaduais. No último sábado (30), quem comemorou o projeto da Força Estadual da Saúde (FES) foi a população de Esperantina e microrregião.


Além da FES, a população de Esperantina já pode desfrutar das melhorias instaladas no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann. Os últimos investimentos priorizaram áreas como geriatria, pediatria, oftalmologia, serviço social e fisioterapia, além das enfermarias climatizadas e da aquisição de equipamentos novos nos diversos setores do hospital.

A FES se utilizou de toda essa estrutura e realizou 180 atendimentos na área de ortopedia. Durante os atendimentos, além dos três médicos ortopedistas da FES, os profissionais do Hospital de Esperantina também auxiliaram nos trabalhos de consultas e monitoramento dos agendamentos.

Para o ortopedista Clarindo Nascimento, um dos médicos da Força Estadual da Saúde, a qualidade dos equipamentos e da estrutura do Júlio Hartmann contribuiu bastante para a realização dos atendimentos. “O potencial de equipamentos e dos materiais aqui encontrados não deixa a desejar a nenhum hospital público de Teresina. As cirurgias que sejam necessárias serão feitas com o que há de mais moderno e isso facilita muito o nosso trabalho”, avaliou o médico.

Esperantina é uma cidade estratégica que recebe pacientes de outros 14 municípios circunvizinhos e, por conta disso, sempre teve uma sobrecarga nos atendimentos. Mas, agora, os novos serviços vêm agradando a população. As duas futuras mamães, Carla Soares e Maria da Conceição, elogiaram o atendimento dos enfermeiros e médicos do local. “Estão nos dando toda a atenção e graças a Deus meu filho vai nascer em um lugar onde tem estrutura e profissionais atenciosos”, disse Carla.

Da Editoria de Cidades

Força Estadual da Saúde atende pacientes de Esperantina e região

O município de Esperantina, Norte do Estado, é o segundo a receber a equipe de profissionais que compõem a Força Estadual da Saúde (FES). Nessa sexta-feira (29) e neste sábado (30), a equipe realizou os primeiros atendimentos no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, como o procedimento inicial de triagem para a realização das cirurgias eletivas. Esperantina responde por outros 14 municípios, somando uma população de, aproximadamente, 300 mil habitantes.


Nesse primeiro momento, foram contabilizados 180 atendimentos. A cidade de Esperantina é a segunda a receber a nova ação de saúde pública promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Floriano havia sido o primeiro município, contemplando a área da cirurgia pediátrica. Já em Esperantina, a demanda local pediu um atendimento direcionado para a área da ortopedia.

Os três médicos ortopedistas, Almir Filho, Agnelo Medeiros e Clementino Nascimento, que formam a equipe ortopédica da FES, se dividiram em três consultórios, cada um, para realizarem os primeiros atendimentos e monitorarem aqueles que, posteriormente, precisarão realizar algum tipo de cirurgia.

De acordo com o coordenador da FES em Esperantina, o médico Almir Filho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann, desde o início do ano, reativou os serviços de cirurgia-geral, eletivas e ortopédicas. Para ele, a diminuição da burocracia tem sido um fator primordial para a satisfação dos pacientes de toda aquela região.

“Aqui realizamos, somente no mês de outubro, exatos 368 procedimentos ortopédicos e tudo graças ao empenho de nossos servidores. Optamos por uma estratégia de marcação de consultas desburocratizada para atendermos nossos pacientes de forma rápida e precisa. Agora, com a FES, daremos um salto maior nos atendimentos, já que o reforço e o empenho em trazer materiais de primeira qualidade possibilitou esse avanço”, avaliou o ortopedista.

Francisca do Nascimento, aposentada, saiu da cidade de Matias Olímpio para agendar atendimento com os médicos da FES em Esperantina. Satisfeita com a rapidez e com a boa recepção dos profissionais, Francisca era só alegria. "Não demorei nem 10 minutos para ser atendida e gostei do médico que foi bem atencioso ao falar quais os exames eu devo fazer para resolver a dor na minha coluna”, disse.

Quem também se surpreendeu com a eficiência da equipe da Força Estadual de Saúde foi o carpinteiro Francisco Rodrigues. Assim que soube que a equipe médica estaria em Esperantina, imediatamente veio da cidade vizinha de Morro do Chapéu para fazer a consulta do seu braço direito. “Por conta dos esforços que realizo na minha atividade, sinto fortes dores no braço e o médico conseguiu que me encaminhassem para uma cirurgia, o que vai aliviar esse meu sofrimento”, comemorou.

A intenção dos médicos da Força Estadual da Saúde é realizar todos os atendimentos agendados e, em seguida, avaliar quais os casos serão cirúrgicos. “Imagine que num hospital do interior você encontra os melhores equipamentos e toda a estrutura que nem mesmo em muitos hospitais particulares da capital a gente costuma ver. Isso facilita nosso trabalho e nos faz acreditar que o Governo do Estado, realmente, investiu bem nesse programa, que é permanente, visando um atendimento mais qualitativo ao povo do interior piauiense", finalizou Clementino Nascimento, ortopedista.

Da Editoria de Cidades

Força da Saúde faz triagem de pacientes em Esperantina

Os médicos da Força Estadual da Saúde (FES) estarão no próximo sábado (30) no município de Esperantina, Norte do Piauí, realizando triagem de pacientes para mais uma série de atendimentos cirúrgicos. A primeira atuação da Força aconteceu em Floriano, onde foram realizadas mais de 80 cirurgias em crianças.


Em Esperantina, segundo o coordenador da FES, médico Almir Lages, os atendimentos no município serão na área de ortopedia. “Estaremos na sexta e sábado com uma equipe de 3 médicos e técnicos em enfermagem”, afirma o médico.

De acordo com o diretor do Hospital Regional Julio Hartman, Fabiano Soares, onde os atendimentos serão feitos, mais de 100 pessoas serão atendidas. “Estamos selecionando pacientes em pelo menos dez municípios da região de Esperantina. Serão feitos 150 atendimentos para, em seguida, serem agendadas as cirurgias” explica o diretor.

A Força Estadual da Saúde foi criada pelo Decreto 15.304, de 13 de agosto de 2013, é um programa de cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), que tem como objetivo a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência  médica, odontológica e psicológicas a populações desassistidas, bem como a implantação sanitárias em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.

É uma ação permanente onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.

Da Editoria de Cidades

Jovem faz sucesso internet dublando sucesso "Marimar"

Sucesso no Programa Eliana, o piauense Eulálio Ezequiel mostrou a performance apresentada no quadro “Famosos da Internet”, no SBT. O vídeo postado no Youtube mais que triplicou o número de visualizações após aparição em rede nacional. Nas imagens, o jovem dubla com um amigo o tema de abertura da novela “Marimar.”


Eulálio Ezequiel, que esteve no palco sem a presença do amigo João de Deus, conta que o vídeo foi gravado na própria residência, em Esperantina, e postado despretensiosamente.


"Faço parte de um grupo de teatro e também sou vocalista de uma banda gospel. Eu e meu irmão de criação gravamos o vídeo em casa, no intuito de fazer uma performance brasileira e piauiense da música. Não esperávamos toda a repercussão e pensamos até que fosse trote quando a produção da Eliana entrou em contato com a gente", conta Ezequiel.


Sobre a participação no SBT, o jovem relembra que participou da disputa também ao lado de outro piauiense e que ficou entre um dos cinco finalistas. O sucesso da dupla repercurtiu em Esperantina e, segundo Eulálio Ezequiel, "a dupla ficou uma semana sem conseguir sair de casa".

Além da performance em que interpreta a cantora Thalia, a dupla tem um canal no Youtube chamado 'Sem Noção', em que divulgam outros vídeos de humor.


"Pelo Facebook, os internautas sugerem temas que gravamos de uma forma bem humorada. Agora, além do João de Deus, meu irmão e um outro amigos também participam dos vídeos e estamos curtindo essa fase", finaliza Eulálio Ezequiel.


A apresentadora do Talentos também prestou homenagem a cantora mexicana e interpretou o sucesso Gracias a Dios.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Instalação da UFPI no interior do PI é discutida em Brasília

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimateia Dantas Lopes, participou de audiência com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, para discutir a instalação de campus nas cidades de Oeiras e Esperantina.


Na ocasião, Mercadante ressaltou o crescimento do Nordeste brasileiro, pontuando a expansão das universidades federais e destacando o Piauí neste cenário. "O Piauí é um Estado que avançou muito em termos de Educação, teve grande apoio do Governo Federal e vai continuar tendo. Nós queremos fortalecer cada vez mais a Universidade Federal do Piauí", destaca.

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Segundo o ministro, haverá análise técnica e financeira da implantação dos campus. O reitor José Arimatéia destaca que todos os esforços estão sendo empreendidos pela administração superior, no sentido de garantir da expansão da UFPI. 

"A implantação dos campus de Oeiras e Esperantina terá reflexos positivos no desenvolvimento do Piauí. Estamos trabalhando para a implantação desses dois novos projetos, pois são demandas antigas dessas cidades e das regiões vizinhas", destacou.

Participaram da reunião o vice-governador do Piauí, José Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Deputado Themístocles Filho (PMDB); além de outros parlamentares federais e estaduais: Jesus Rodrigues (PT), Marllos Sampaio (PMDB), Marcelo Castro (PMDB), Paes Landim (PTB), Mauro Tapety (PMDB) e Hélio Isaias (PTB) e o senador João Vicente Claudino (PTB).

O deputado Marllos Sampaio (PMDB) ressalta que, caso o projeto de implantação dos campus seja aprovado pelo MEC, destinará emenda parlamentar para a expansão da UFPI. 

"Esse campus é muito esperado pelos esperantinenses e moradores de toda a região dos Cocais. Entregamos ao ministro um abaixo-assinado e cartas de alunos solicitando os cursos da Universidade Federal na cidade. Vamos contribuir com o apoio político e também com minha emenda de bancada".


Com informações Muraldavila

Deputado pede implantação de campus da UFPI em Esperantina e Oeiras

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), solicitou audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, através do vice-presidente da República, Michel Temer, para tratar sobre a implantação e desenvolvimento do campus da Universidade Federal do Piauí nos municípios de Esperantina e Oeiras.
 
O deputado já se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, e discutiu as etapas que deveriam ser seguidas para a transformação da escola Estado da Paraíba, de Esperantina, em um campus da Universidade Federal do Piauí.
 
Os cursos a serem implantados em Esperantina serão: direito, serviço social, educação física, ciências contábeis e nutrição. Já em Oeiras, serão: medicina veterinária, engenharia agrária, psicologia, direito, arquitetura e engenharia civil.
 
 “A implantação destes campi faz parte de um dos nossos projetos que é ampliar e interiorizar a universidade. Acreditamos que até 2016 as aulas já estarão acontecendo, mas creio que deva começar antes. Para isso contamos com o apoio da bancada piauiense em especial o deputado Themístocles Filho que está se empenhando bastante para viabilizar esta conquista”, afirmou o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes.
 
A audiência com o ministro da Educação acontecerá na segunda quinzena do mês de novembro e deverá contar com a presença do governador Wilson Martins, dos senadores Wellington Dias (PT), João Vicente Claudino (PTB) e Ciro Nogueira (PP), e alguns deputados estaduais.
 
O polo de Esperantina deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses. "As discussões sobre o benefício educacional na cidade é resultado de uma articulação que vem sendo feita já há algum tempo entre a Assembleia Legislativa e a UFPI", comentou o deputado Themístocles Filho.

A Editoria de Cidades
[email protected]

 

Esperantina: Prefeito baixa decreto e demite prestadores de serviço

Cerca de 300 funcionários de cargos comissionados contratados pela prefeitura municipal de Esperantina serão demitidos. A informação foi divulgada na manhã de terça-feira (29) pelo prefeito do município Lourival Bezerra Freitas (PSDB).

Segundo o gestor, a prefeitura encontra-se em dificuldades de manter o pagamento dos vários setores por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece o percentual de 54% como limite para as despesas com pessoal. Até o mês de agosto, a prefeitura de Esperantina teve um gasto de 66,79%. “Por exemplo, se a cidade recebe R$ 100, R$ 70 vai para pagar folha de pagamento. Resta-nos apenas R$ 30 para resolver os problemas, que são muitos”, disse Lourival Bezerra durante coletiva.

A solução, segundo o prefeito, foi adequar a folha de pagamento de acordo com o tamanho da cidade. Por meio de decreto, que entra em vigor a partir do dia 1º de novembro, serão rescindidas todas as contratações firmadas com o município, sem a realização de processo seletivo simplificado e foram anuladas todas as concessões de gratificações de empenho de atividade, produtividade e condição especial de trabalho.

    




Além disso, foram reduzidas em 20% as remunerações de todos os servidores públicos ocupantes de cargos comissionados ocupantes de cargos de chefia, direção de assessoramento, assim com subsídios do prefeito e vice-prefeito.

“Nós precisamos economizar R$ 757 mil, mas acredito que nós só vamos alcançar uns R$ 400 mil, o que é pouco”, lamenta o gestor, que pede que a população cumpra com suas obrigações tributárias.  

Com informações da Revista Az/Esperantina

Força Tática prende último jovem foragido de presídio

A Força Tática de Esperantina prendeu o último detento foragido da penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo, há cerca de dois meses. Valdemir Gomes Pinho, conhecido como Bidé, foi capturado no bairro Morro da Chapadinha, residência dos próprios pais, nesta segunda-feira (28). 

                      Fotos: Jornalesp

Durante a prisão, o jovem ainda tentou fugir dos policiais, mas acabou sendo recapturado e teve alguns ferimentos pelo rosto. Bidé fugiu do presídio, no dia 30 de agosto, após cavar um buraco em uma das celas com mais cinco detentos, que também já foram recapturados. 


De acordo com a Polícia Militar, o jovem teria levado uma motocicleta de assalto na noite do último domingo (27),  nas imediações da Beira-Rio.

"O veículo tomado de assalto já foi recuperado e com o detento também encontramos um facão e uma pistola. Antes de ter fugido do presidio, em agosto passado, Bidé já tinha sido condenado por latrocínio, ou seja, pelo crime de roubo seguido de morte", esclarece Assis, da Polícia Militar. 

Matéria relacionada



Com informações Jornalesp

Posts anteriores