Cidadeverde.com

Hospital de Floriano monitora jovem que fez tour na Europa e tem sintomas de gripe

Foto: Ascom Sesapi

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, está monitorando uma jovem de 22 anos que procurou a unidade de saúde com sintomas de gripe. A preocupação é porque a estudante viajou recentemente para dez países da Europa, entre eles a Itália, que já registrou mais de 300 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 12 mortes. 

A jovem chegou ao hospital na tarde dessa quarta-feira (26)  apresentando tosse, febre, dor no corpo, coriza e dor de cabeça. O diretor clínico Justino Moreira esclarece que o caso não é considerado suspeito para o Covid-19 porque a paciente já está no Piauí há 20 dias. 

"A priori não é caso suspeito. Nosso protocolo considera casos suspeitos quando há menos de 14 dias o paciente com síndrome gripal passou por uma área endêmica como a que ela passou", explica o médico. O diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes garante que  ainda nesta quinta-feira (27) a jovem fará exame para detectar se ela tem uma influenza comum e descartar qualquer possibilidade do novo coronavírus. A amostra será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí- Lacen, em Teresina.

O Hospital Regional Tibério Nunes explica, ainda, que a jovem não ficou internada porque não apresentava desconforto respiratório nem outros sintomas que justificassem a internação. 

Um infectologista deve atender a jovem hoje no hospital. "Estamos fazendo o monitoramento. Ela deve vir ao hospital até as 11h de hoje, se não vier, iremos até a casa dela. A autoridades em vigilância já foram informadas e estamos acompanhando", garante o médico. 


Izabella Pimentel
[email protected]