Cidadeverde.com

Prefeitura implanta quase 2.500 luminárias de led em Floriano

A Câmara de Vereadores convocou e a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Sutran, atendeu ao chamado para participar de uma reunião nesta quinta-feira, 24, em que também compareceram representantes do poder judiciário, de entidade e das forças de segurança do estado e do município, entre elas: Comando Geral da PM/PI, Gerência de Policiamento Civil do Piauí, PRF, 3º BPM, Comando de Policiamento do Interior, Defensoria Pública de Floriano, Núcleo de Proteção à Mulher, Conselho Tutelar, delegacias de Polícia de Floriano e OAB, para discutir o atual cenário da segurança pública em Floriano.

A reunião, requerida pelo vereador Dessim Almeida e subscrita pelos demais parlamentares, foi motivada pela ocorrência reiterada de roubos e episódios de violência no município. Os vereadores quiseram saber, em números, como estão atuando as forças de segurança, e o porquê da crescente onda de roubos a florianenses. Entre os questionamentos para o atual cenário, alguns vereadores citaram a iluminação pública e a falta de roço em terrenos baldios, de propriedade particular.

O secretário de Infraestutura, Renê Moreira, explicou que desde o ano passado, a prefeitura está executando o projeto de melhoria da iluminação pública de Floriano, com a implantação de luminárias de led, que são mais econômicas, têm vida útil maior e dão maior claridade às vias públicas. Só em outubro do ano passado, foram implantadas mil luminárias de  led em 31 ruas, avenidas e trechos urbanos de BR’s. De 20 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, foram implantadas mais 1.442 luminárias em 62 ruas, totalizando 2.442 pontos de luminárias led’s e 93 vias públicas contempladas.

Sobre um trecho da av. Petrônio Portela, bairro Taboca, sem rede de iluminação pública, o secretário informou que o projeto para a implantação da rede no setor está pronto, faltando apenas a aprovação da Equatorial, para iniciar a licitação. No mesmo projeto estão outras duas vias que serão contempladas com rede de iluminação: trecho da rua São José, compreendido entre a rua Coêlho Rodrigues e a Av. Frei Antonio Cúrcio, e trecho da rua Francisco Souza Lima, que dá acesso ao residencial Alto da Cruz.

Sobre os terrenos particulares, os proprietários devem cumprir a Lei 12/2019 - Código de Postura do Município, que em seu artigo 15, diz que os donos têm que promover a limpeza de seu terreno. Em caso de descumprimento, são notificados, e após 30 dias, se persistirem, podem ser multados. Um levantamento da prefeitura aponta que existem cerca de 3.500 terrenos baldios de propriedade particular em Floriano.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais