Cidadeverde.com

Sutran promove curso para mototaxistas do município de Floriano

A profissão de mototaxista é de grande relevância e faz parte do cotidiano dos florianenses. Diariamente a população usufrui deste serviço para se locomover à atividades diversas desde o trabalho ao lazer, diante disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito - SUTRAN preocupada com o bem estar destes profissionais bem como dos usuários do serviço, iniciou nesta quarta-feira (4) o curso de formação para o serviço de mototaxista em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT. O curso terá duração de três dias e carga horária de 30 horas. O público-alvo desta turma são os novos mototaxistas e aqueles que ainda não estão regularizados.

Segundo a lei municipal 527/2010, este certificado é essencial para retirada do alvará de licença para exercício da profissão. É necessário também possuir carteira de habilitação há pelo menos dois anos. Já o curso de atualização para os mototaxistas regularizados deve acontecer em breve, uma vez que o certificado deste primeiro curso tem validade de cinco anos e é necessário apresenta-lo na revalidação anual do alvará. O  segundo curso a ser realizado já soma 60 profissionais inscritos.

Carlos Kalume, superintendente da SUTRAN de Floriano, ressaltou ainda a importância da regulamentação da profissão, evitando a ocorrência de transportes clandestinos, sem nenhum tipo de cadastro, que não obedecem as normas básicas de segurança do passageiro. Kalume garantiu ainda que este curso é uma oportunidade de reconhecer o profissional que trabalha na zona da legalidade, e a partir daí poder trabalhar também em benefício desse.

Charlton Alencar, instrutor do SEST/SENAT garantiu que o curso segue as normas federais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito -  CONTRAN, o mesmo que os instituiu como profissionais através de resoluções como a  356/2010, da lei nº 12.009, o conteúdo programático inclui atualização de normas de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e saúde ocupacional.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais