Cidadeverde.com

"Muita aflição", diz assistente social sobre atendimento a acidente com ônibus escolar

  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_15_34_28.jpeg Breno Moreno e Renato Andrade
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_15_40_47.jpeg Breno Moreno e Renato Andrade
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_15_45_45_(1).jpeg Breno Moreno e Renato Andrade
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_16_10_12_(1).jpeg Breno Moreno e Renato Andrade
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_16_10_12.jpeg Breno Moreno e Renato Andrade
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_16_18_42.jpeg Breno Moreno e Renato Andrade

Por Roberto Araujo e Breno Moreno

A assistente social Antônia Maria da Anunciação, que prestou primeiros socorros aos estudantes que sofreram o acidente com ônibus escolar em José de Freitas na tarde desta quinta-feira (14), falou ao Cidadeverde.com sobre os atendimentos. Uma adolescente de 12 anos morreu e pelo menos 30 ficaram feridos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Ela disse que estava na escola para participar de uma atividade quando uma aluna que conseguiu sair do ônibus e caminhou por quase 2 km chegou à escola e avisou sobre o acidente. A partir daí, os adultos foram até o local para prestar os primeiros socorros.

"Eu e mais outras pessoas da equipe multiprofissional da secretaria estávamos na escola para realizar palestra sobre setembro amarelo, quando nós recebemos uma aluna que chegou à escola muito desesperada, aflita, nervosa, relatando que aconteceu o acidente com o ônibus escolar. Era uma aluna que estava no ônibus, que conseguiu sair da situação, e foi até a escola correndo. (...) Foi quando eu, junto com outras pessoas, fomos ao local de moto, e quando chegamos lá, tinha a van da secretaria também que tinha levado outros alunos pra escola, e foi lá ao encontro", disse.

Segundo a assistente social, ao chegar no local, não foi possível acionar o SAMU ou outras equipes de socorro. Foi então que resolveram levar os alunos em situação mais grave para o hospital. De acordo com ela, a jovem Érika Pereira da Costa, de 12 anos, chegou a ser socorrida com vida, foi atendida no Hospital Nossa Senhora do Livramento, mas não resistiu e veio a óbito.

Foto: Arquivo Pessoal

"A gente não estava conseguindo entrar em contato com SAMU, e ai resolveu trazer logo as crianças que estavam mais graves. (...) A gente veio trazendo a Érica, que estava em situação mais grave, estava desacordada, chegou aqui ao hospital com vida, foi atendida, feitos os atendimentos e procedimentos, mas infelizmente ela veio a óbito. Mas foi um momento de muita aflição e que a gente tentou fazer o melhor", disse.

Só depois que os primeiros estudantes feridos foram atendidos no Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, que ambulâncias foram direcionadas para resgatar os demais feridos no local. Pelo menos 30 alunos foram atendidos pelas equipes que fizeram os primeiros socorros, segundo Antônia Maria. 

O Hospital de Urgência de Teresina informou em boletim expedido às 19h20 de quinta que atendeu 21 pacientes que foram encaminhados do hospital de José de Freitas. Em nota, a unidade informou que um precisou de cirurgia de emergência, e outros seis tiveram escoriações e fraturas ortopédicas não expostas. Nove foram liberados para casa ainda na tarde desta quinta. 

O Hospital Nossa Senhora do Livramento informou que fez 30 atendimentos, sendo de 29 crianças, além do monitor do ônibus. Desses, 23 pacientes precisaram ser transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Cinco apresentavam sinais de traumatismo craniano. 

“Tivemos cinco desses adolescentes que foram transferidos em quadro de suposto traumatismo crânio encefálico, apresentavam alguma situações, como edema ou algo correlacionado como suspeita de traumatismo”, informou a enfermeira Laís Noleto, diretora-geral do hospital municipal.

Outros seis pacientes, que sofreram lesões mais leves, receberam alta após o atendimento no hospital de José de Freitas.

O corpo da jovem Érika Pereira Costa chegou no início da noite desta quinta (14) ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina. O pai da criança, Ivan Costa, já estava no local aguardando o corpo. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Foto: Francisco José / TV Cidade Verde

ACIDENTE

O veículo transportava estudantes que estavam indo para a aula na Escola Municipal José Amado de Oliveira, que fica localizada na comunidade Porteira Velha, na zona Rural de José de Freitas. O acidente ocorreu por voltas das 12h30 em um trecho da estrada vicinal há cerca de 2 km da escola. 

Um adolescente de 15 anos, que estava no ônibus escolar, relatou ao Cidadeverde.com que o veículo estava em alta velocidade. "Ele ia andando muito ligeiro, e aí na hora da curva ele capotou e nós caímos", afirmou o adolescente. 

A mãe de uma das crianças que estavam no veículo escolar, Claudia Maria Gomes do Nascimento, disse que a filha reclamava constantemente da imprudência do motorista do veículo.

"Minha filha sempre reclamava que ele andava em alta velocidade, parece que andava carregando animal, e do nada vem acontecer isso. Eu estava no meu serviço quando eu fui chamada dizendo que tinha acontecido essa tragédia, mas essa era uma tragédia anunciada já. (...) Minha filha reclamava, não foi uma nem duas vezes", citou.

O motorista do ônibus se apresentou à delegacia de polícia de José de Freitas, que vai investigar as circunstâncias do acidente.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Uma estudante morre e mais de 20 alunos ficam feridos em acidente com ônibus escolar

Mãe da estudante que morreu em acidente de ônibus passa mal ao chegar no hospital

"Ia muito ligeiro", diz aluno que sobreviveu ao acidente com ônibus escolar

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: