Cidadeverde.com

Engenheiro de fora vai identificar ponto de infiltração em barragem; nível baixou 13 cm

O nível de água na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, baixou cerca de 13 cm. O prefeito da cidade, Roger Linhares, disse que o processo de erosão continua estável e um equipamento ultrassônico será utilizado para identificar o ponto exato da infiltração. 

"Fiquei no local até às 18h30. Os engenheiros me falaram que o nível baixou por volta de 13 cm. Os técnicos que foram hoje ao local onde tem o vazamento  e também me tranquilizaram dizendo que o  volume de água continua o mesmo, a erosão tem se matido estável. Acredito que vai dar tudo certo", explica o prefeito de José de Freitas. 

Cidades vizinhas estão sendo afetadas com a cheia dos rios provocada pelas chuvas e também por um desvio feito na barragem para diminuir a pressão no 'paredão' do açude. 

"Estive reunido  com o prefeito de Cabeceiras e Barras traçando estratégias para avisar famílias ribeirinhas e as pessoas que moram em locais que podem ser afetados pela água da barragem, caso haja o rompimento. O Exército, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão atentos para que nenhuma vida seja ceifada", destaca Linhares que há mais de um ano fez alerta sobre o risco de rompimento da Barragem do Bezerro. Contudo, nenhuma providência anterior foi tomada.

Um engenheiro especialista em barragem será trazido ao Piauí para identificar o ponto exato da infiltração. 

"Ele vem trazendo equipamento ultrassônico para identificar onde é a infiltração de fato, pois a olho nu a gente só consegue ver a saída da água, mas a entrada não. As famílias estão sendo acomodadas em dois colégios. Graças a Deus tem chegado mantimentos. O Governo tem apoiado, a prefeitura também", informa o prefeito.

Corrente de solidariedade

Um grupo de amigos em Teresina está organizando uma campanha para arrecadar donativos para as famílias ribeirinhas de José de Freitas que tiveram deixar suas casas devido ao risco de rompimento do açude. 

Estão sendo arrecadados alimentos, colchões, cobertores, produtos de limpeza e água. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com