Cidadeverde.com
maesextraordinarias

Os ensinamentos e desafios da mãe Roberta Mácola que tem filha youtuber mirim

Foto: Arquivo Pessoal

A funcionária pública Roberta Mácola tem uma rotina puxada. Ela é mãe de Eduarda, a youtuber Dudinha Show, 12 anos, e do Otávio, o filho caçula de cinco anos. 

Em casa, ela se divide em outras tantas funções: o cuidado com as crianças; o acompanhamento das atividades escolares; a relação das crianças com Deus - preceito do qual a família não abre mão-, e só por último a produção de conteúdo para as redes sociais da filha. É uma rotina puxada, mas muito gratificante, garante Roberta.

"Tive duas gestações complicadas, precisei ficar em repouso, mas graças a Deus tudo correu bem. Conheci o amor de mãe com Dudinha, minha primeira filha, até então era um amor desconhecido.", relembra Roberta.

A mãe, também, não esquece que mesmo antes de nascer sentiu medo de perder os filhos. "Foi um período muito angustiante com receio de perdê-los. A gestação do Otávio já me alcançou com mais maturidade e experiência. Sou muito feliz por ter um casal de filhos", diz com carinho.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Em 2016, à época com cinco anos, Dudinha mostrou interesse em gravar vídeos. "Ela começou a gravar vídeos sozinha, no quarto dela. Ela mostrava os brinquedos, fazia massinha de modelar caseira, fingia que estava se maquiando. Nesse mesmo período ela me pediu para criar um canal no Youtube", relembra Roberta Mácola.

A criação do canal no Youtube teve um único objetivo, mostrar aos avós que moram no Maranhão o desenvolvimento da neta, e diminuir a saudade. "Com o tempo o que era uma brincadeira passou a ficar mais sério e rotineiro. Outras pessoas passaram a ver o canal e empresas começaram a se interessar em investir na Dudinha", diz a mãe.

Roberta descreve com alegria o tempo que passa junto com a filha. "É muito prazeroso acompanhar tudo isso, até porque o momento em que estamos gravando, eu e ela, é também um momento nosso de mãe e filha", explica.

Para a mãe, os momentos que passam juntas é usado também para que mãe e filha possam criar memórias. "Tenho certeza que ficará guardado na memória dela. É um trabalho, mas um trabalho sobretudo divertido", explica a mãe.

 

Foto: Arquivo Pessoal

O "trabalho" desenvolvido para o canal é apenas uma das inúmeras atividades que a família faz em conjunto. "A prioridade aqui é o estudo, a igreja, o lazer e os esportes", explica.

Só depois destas atividades é que a família se dedica à produção de conteúdo para o canal.

Com a atuação da filha nas redes sociais, Roberta Mácola teve que se especializar na área. "Eu comecei a ter que me dedicar com mais afinco a esse 'trabalho'. E tive que aprender a editar vídeos, escrever historinhas para o canal, a produzir conteúdo. Ninguém nos ensinou nada, foi a prática que nos ajudou a seguir nesse caminho.", diz Roberta.

Hoje, aos 12 anos, Dudinha já consegue ajudar a mãe na produção de conteúdo e na edição de vídeos para o canal. Mãe e filha também tem um canal de dialogo aberto e conversam sobre todos os assuntos, inclusive sobre os perigos que podem vir das redes sociais.

"Com relação a hater e pedófilos converso com Dudinha sempre. Expliquei que no caso dos hater nem sempre vamos agradar a toda as pessoas, e isso é normal. No caso de pedófilos explico que trocar mensagens com estranhos é perigoso, e monitoro o que é conversado no direct.", explica Roberta.

A mãe, também, conta que é a responsável pela moderação dos comentários com o envio de respostas e, até da exclusão de comentários ofensivos, e ler tudo que é enviado no direct. Todo esse cuidado é para garantir que os filhos tenham uma infância plena e sejam resguardados de todos os perigos.

Roberta não considera a filha uma celebridade. "Não consideramos a Dudinha uma celebridade, nem ela mesma se considera assim. Digamos que ela é uma menina conhecida.", explica a mãe.

Foto: Arquivo Pessoal

Roberta explica que prefere mostrar a filha como uma criança comum, que "com o consentimento dos pais" decidiu mostrar o seu dia a dia na internet.

Hoje o trabalho de mãe e filha já rendeu a placa de Prata do Youtube. O canal de Dudinha show conta com 870 mil inscritos no Youtube, e a família busca a placa de Dourada, de um milhão de seguidores. No Instagram, Dudinha conta com 193 mil.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais