Cidadeverde.com

Ministro garante HU em 2011 e defende o fim do vestibular

Imprimir

O ministro da Educação Fernando Haddad, que veio na comitiva com presidente Lula ao Piauí, passa toda esta quinta (14) em Teresina. Em sua agenda, o ministro visita a Universidade Federal e o Hospital Universitário (HU). Ele garante que até 2011 a unidade estará em funcionamento e mostrou-se ainda a favor do fim o vestibular no país.

Foto: Ricardo Stuckert / PR


Haddad afirmou que o HU só não foi inaugurado ainda por causa do período eleitoral que proíbe a contratação. O ministro disse estar impressionado com o que chamou de “reação e superação” que o Piauí está passando nos últimos anos. Segundo ele, o estado melhorou a Educação e as cidades de Bom Jesus, Picos e Floriano se tornaram referência no que ser refere à qualificação dos docentes.


Haddad também elogiou a iniciativa do governo estadual de levar o Ensino Médio a todos os municípios do Piauí. “O investimento em Educação não ganha dividendos políticos, por isso parabenizo o governador. O Piauí não recebia recursos devido a falta de apoio do governos federais anteriores”, disse o ministro.


Assertiva

Fernando Haddad declarou ainda ser a favor do fim do exame vestibular para ingresso nas universidades federais. “O Brasil é o único país do mundo que tem vestibular. Costumo brincar e dizer que ‘saudade’ é uma palavra que só existe em português que não tem em outra língua. ‘vestibular’ é assim também”, declarou.


O ministro disse que o fim do vestibular deve acontecer a médio prazo e que o MEC está montando um banco de dados que revela ser o vestibular uma grande dor de cabeça para as universidades.


Um outro ponto que reforçaria o fim da prova tradicional é o avanço do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Haddad, das 59 Universidades Federais, 58 usam o Enem como forma de seleção e houve um aumento de 10% no número de inscritos nesta modalidade: de 4.100.000 em 2009 para 4.600.000 este ano.


Uma das novidades para o Enem deste ano é que o Tribunal de Contas da Unilão acatou decisão do ministério de não fazer licitação para a empresa que confeccionará as provas por questão de segurança. “O Enem está no caminho certo. Estamos reforçando todos os preparativos com segurança para evitar problemas”, disse Haddad, em referência ao vazamento das provas em anos anteriores.


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais