Cidadeverde.com

Barcelona anuncia que Guardiola não renovará contrato

Imprimir
O Barcelona e Pep Guardiola anunciaram oficialmente na manhã desta sexta-feira que o treinador não será mais o comandante da equipe na próxima temporada. Em coletiva de imprensa, o presidente do clube, Sandro Rosell, e o diretor esportivo, Andoni Zubizarreta também fizeram o anúncio de que o auxiliar Tito Vilanova ocupará o cargo após a saída de Guardiola, ao final da temporada.

A coletiva começou com o anúncio de Sandro Rosell divulgando a informação de que o treinador não ocuparia o posto, dando lugar a Vilanova na temporada 2012/2013, para em seguida parabenizar e agradecer Guardiola pelo trabalho.

O técnico do clube catalão, emocionado, pediu desculpas a todos pela indecisão sobre a renovação e deu seus motivos. "Não é uma situação fácil. Lamento a incerteza. Foi um erro e assumo. Sempre quis contratos curtos e tive que pensar. Quatro anos no Barcelona é uma eternidade. Eu me 'esvaziei' e preciso me 'reencher', mas não tenham medo: quem vier fará bem", afirmou Guardiola diante da imprensa espanhola.

"O clube agradece por tudo que Pep fez pelo clube e pelo modelo implantado que ninguém jamais questionará. Seu trabalho foi um modelo. O agradecimento será eterno para o melhor treinador do mundo", disse Rosell.

Sobre a efetivação de Tito Vilanova, que exerceu o papel de segundo treinador e auxiliar de Guardiola, no cargo, Zubizarreta argumentou que Vilanova tem todos os valores que o Barça de Guardiola defendeu nos últimos anos.

Nos quatro anos que passou no comando do Barcelona, Guardiola teve uma trajetória mais do que gloriosa. O treinador, que assumiu o time principal na temporada 2008/2009, conquistou 13 títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes da Fifa e o tri do Campeonato Espanhol. Ainda nesta temporada, terá a chance de ganhar seu 14º e último: a Copa do Rei, cuja final será disputada contra o Athletic Bilbao em 25 de maio, em Madri, no estádio Vicente Calderón.


A notícia, no entanto, não pegou o clube de surpresa. O treinador já havia se mostrado receoso sobre sua renovação durante a temporada e disse na coletiva que os dirigentes já sabiam de sua decisão, mas que não havia contado aos jogadores para evitar "reações desastrosas". Contudo, após a eliminação na Liga dos Campeões e a derrota para o Real Madrid que praticamente tirou as chances de título do Campeonato Espanhol, Guardiola reuniu o elenco nesta sexta-feira para informá-los de sua saída.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais