Cidadeverde.com

Queda de juros bancários deve estimular dívidas, afirma pesquisa

Imprimir
Apesar das recentes reduções de juros anunciadas pelos bancos terem sido encaradas como uma ação positiva e de estímulo ao consumo, os brasileiros estão temerosos de que o crédito mais barato também cause o endividamento da população.


Ao serem questionados, por meio de enquete no Portal InfoMoney, sobre “qual o impacto das reduções nas taxas de juros recentemente anunciadas por alguns bancos”, 44% dos respondentes afirmaram que a redução vai estimular o endividamento.

Para 25% dos leitores, o cliente vai procurar pelo banco que oferece crédito mais barato e 21% disseram que o cliente vai migrar a dívida para o banco que tenha melhores condições. Por fim, 10% afirmaram que não haverá mudanças, já que o cliente se mantém fiel ao banco pelo tempo de relacionamento, conforme a tabela a seguir: 

Crédito bomPara o economista e diretor da Norfolk Advisors, Ricardo Torres, tecnicamente, é possível que aumente o endividamento da população. Porém, é preciso olhar os detalhes da redução das taxas de juros.

“Na verdade, os bancos tendem a sempre privilegiar as pessoas que têm crédito bom. Então, eles vão primeiramente disponibilizar essas novas taxas aos clientes de qualidade superior, que já estão dentro da instituição, para depois expandir entre os outros, se for o caso”, diz.

Vale a pena encarar dívida?
De acordo com Torres, entrar em uma dívida apenas para satisfazer os desejos de consumo não vale a pena. Mas, se o objetivo do crédito for uma captação de recursos, com o intuito de investir, a situação muda.

“Se pegar um financiamento para comprar um imóvel, é um investimento. Mas se pegar um empréstimo para comprar um celular novo, não é um investimento. Precisa se atentar a isso”, conclui.

Fonte: Info money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais