Cidadeverde.com

Governo e professores tentarão novo acordo neste sábado (5) no Karnak

Imprimir
Atualizada às 20h03

A reunião da comissão de professores em greve com o governador Wilson Martins (PSB) foi adiada da noite desta sexta-feira (4) para a manhã do próximo sábado (5), a partir de 9h. O encontro é esperado pela categoria para definição da proposta de reajuste salarial - os grevistas querem 22% de aumento para encerrar o movimento de mais de dois meses. 

Fotos: Yala Sena

Revoltados, professores que integram a comissão de negociação protestou ao lado do Palácio de Karnak. Segundo eles, a assessoria da sede do governo informou que o governador não veio por conta do mal tempo. Ele passou o dia em viagem por municípios do Norte do Piauí e encerrou a maratona em Parnaíba. A promotora Leida Diniz, que representa o Ministério Público nas negociações, considerou o adiamento da reunião um desrespeito.

A Coordenadoria de Comunicação - CCom - informou ao Cidadeverde.com que a reunião já estava confirmada para 9h. Nesta sexta-feira, somente o secretário Átila Lira se encontra com Wilson Martins para saber qual proposta foi estudada para então se reunir com a comissão de greve. 

Fazem parte da comissão o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE -, Milton Canuto, e a secretária da entidade Marta Vanelli, que vieram de Brasília/DF, além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí - Sinte/PI -, Odeni de Jesus da Silva, o assessor jurídico do sindicato Geovane Machado e a sindicalista Lucine Vasconcelos. Eles acamparam no final da manhã e pediram quentinhas para o almoço no gabinete do secretário Átila Lira, até receberem do mesmo o telefonema confirmando a reunião com o governador. 

A comissão que negocia o fim da greve dos professores da rede estadual ficou acampada na Secretaria de Educação - Seduc - por sete horas. Os sindicalistas exigiam uma reunião com o governador Wilson Martins (PSB), que estava em viagem por municípios do Norte do Piauí e chegou a Teresina à noite.

Reajuste de 22%
Milton Canuto confirma que a categoria quer o reajuste de 22% linear para todos os professores e a análise das planilhas da Seduc, feita desde ontem, apontou que o Piauí teria recebido, de 2011 até agora, R$ 104 milhões do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Deste montante, R$ 21 milhões teriam sido depositados no último 30 de abril. Para a categoria, com tais recursos é viável aplicar o aumento para toda a categoria.


Os representantes da CNTE iam embora às 18h, mas remarcaram o voo para 0h para participarem da reunião.

A greve estava prevista para o início do ano letivo, adiado para depois do Carnaval, no final de fevereiro. Desde então, as aulas estão suspensas. Para a Seduc, a greve perdeu força em boa parte do Estado, sendo mantida somente na capital e em Campo Maior. Ontem, em protestos ao lado da sede do governo, três manifestantes chegaram a serem presos acusados de desacato. 

Yala Sena (flash direto da Secretaria de Educação)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais