Cidadeverde.com

Ingredientes do Piauí vão compor pratos de restaurante em SP

Imprimir

Da mistura de técnicas da cozinha contemporânea com ingredientes tipicamente piauienses surgirão novas receitas do Restaurante Dui, da renomada e badalada chef Bel Coelho, em São Paulo. Os pratos serão servidos naquele luxuoso espaço de alimentação durante a Mostra Piauí Sampa, evento que acontece em São Paulo, de 21 a 27 deste mês.

Bel Coelho esteve em Teresina conhecendo os temperos, sabores e ingredientes da culinária piauiense. Os pratos contemporâneos que serão servidos no Dui prometem agradar aos mais exigentes paladares.

Apesar da pouca idade, Bel Coelho, que tem apenas 34 anos, é muito experiente e conceituada no ramo da gastronomia. Em seu currículo, a chef acumula passagens pelas cozinhas dos restaurantes Dom, do não menos badalado Alex Atala; Madeleine, Buddha Bar, Sabuji, que na época lhe rendeu prêmio de chef revelação da Veja São Paulo; e no espanhol El Celler de Can Roca, premiado com três estrelas no Guia Michelin e considerado o segundo melhor restaurante do mundo pela revista inglesa The Restaurant.

Bel também já atuou junto ao chef francês radicado no Brasil, Laurent Suaudeau, o que justifica a influência da culinária francesa em suas criações. Trabalhando dentro do conceito de comfort food, comida caseira com sofisticação, a chef assina ainda receitas que levam toques das gastronomias italiana, ibérica e brasileira.

No Restaurante Dui – cujo nome tem origem chinesa e significa alegria, conversa prazerosa, convivência à mesa – Bel comanda uma equipe de trinta pessoas, formada em sua maioria por homens. A chef é também responsável pelo cardápio internacional da Tam Linhas Aéreas.

Típica
Durante a Piauí Sampa, os sabores do Piauí também estarão no Shopping Eldorado, onde funcionará a mostra. No coquetel de abertura do evento, que acontecerá no dia 21 de maio às 11h00, serão servidas receitas a base da carne de caju como consumê, canapés, pães, barquetes e miniquiches, além de paçoca, Maria Izabel, camarão empanado, caranguejo ensopado, creme de camarão e escondidinho de macaxeira com carne de sol.

“Teremos também sucos das frutas tropicais produzidas no Ditalpi como acerola, manga, caju e goiaba, além de frutas desidratadas, castanha e cajuína, que é o suco de caju clarificado”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.

Os Distritos Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, tem 5.985 hectares de área plantada, nas quais são cultivas frutas de forma orgânica.

Para SP
Mas não é só na abertura do evento, que a gastronomia piauiense terá espaço. Durante todo o período da mostra serão realizadas degustações de pratos típicos da culinária do Estado.

O chef Reginaldo Arêa Leão promete mais uma vez encantar o paladar dos visitantes do evento com suas deliciosas receitas de paçoca, Maria Izabel e feijão nordestino com queijo coalho e nata.

“Serviremos também tapiocas recheadas com carne de sol, queijo coalho, e leite condensado com côco. Espero conseguir fazer melhor que em edições anteriores garantindo mais uma vez 100% de aprovação por parte dos visitantes. É uma forma de contribuir para o sucesso desse grande evento, que já está consolidado no cenário paulista”, explica o chef.

Nas degustações também será servido o consumê de caju, que será preparado pela chef Verônica Lima. Verônica explica que as receitas são simples, mas que existem diversas possibilidades de se trabalhar a carne de caju.

“Desenvolvo pratos com a carne do caju há sete anos e ao longo desse tempo tenho procurado aprimorar as receitas. Sou pioneira nesse ramo e a Piauí Sampa será uma oportunidade para divulgar o meu trabalho. O que espero é que os pratos sejam bem aceitos. Até o final do ano, lançarei um livro reunindo as minhas criações, do simples ao sofisticado”, comenta Verônica.

Segundo Ceres para garantir o sucesso do coquetel de abertura e das degustações serão levados para São Paulo mais de quinhentos quilos de ingredientes – entre carne de sol, paçoca, arroz, goma, feijão, frutas, caju desidratado, caranguejo, camarão, além de cajuína.

A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Banco do Brasil e Governo Federal.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais