Cidadeverde.com

TV Cidade Verde mostra história de Vida e Trabalho de Teresina

Imprimir
A TV Cidade Verde apresenta nesta sexta-feira (25), a partir das 13h, mais um especial dentro do projeto Teresina 160. O tema deste mês será “Vida e Trabalho” e traz reportagens que mostram grandes marcos e pessoas que ajudaram a engrandecer a capital piauiense.

“A nossa proposta é apresentar a evolução das profissões aliada ao desenvolvimento  de Teresina”, conta a coordenadora de projetos especiais da emissora, Indira Gomes. 


O programa abordará que a pujança do comércio de Teresina foi algo premeditado pelo seu fundador, o Conselheiro Saraiva, que viu na vila às margens do rio Parnaíba um grande potencial. Os oleiros que já trabalhavam nesta região mesmo antes da criação da nova capital também serão personagens do especial. “Vamos mostrar toda essa transformação do oleiro em artesão e no novo processo industrial para fabricação de telhas e tijolos”, conta Indira. 

Na parte saudosa, uma reportagem irá retratar a história dos “mensageiros”, meninos que há décadas atrás eram responsáveis pela entrega de bicicleta dos cerca de 1.200 telegramas que chegavam à capital. Hoje eles se transformaram em advogados e administradores. Outra matéria abordará as imagens registradas pelos fotógrafos Totó Barbosa e Guilherme Muller são a prova da transformação de Teresina através das últimas décadas. 

Também será contada a história da revolução provocada pelo Hospital Getúlio Vargas, que começou como um elefante-branco, mas acabou ajudando Teresina a se tornar um pólo de saúde em todo no Norte e Nordeste. 

O primeiro acidente de trânsito, o trabalho dos carros de praça, o bonde, que operou na década de 1920 e os pioneiros no transporte rodoviário, também terão espaço garantido no programa “Vida e Trabalho”. 

O programa “Vida e Trabalho” faz parte de uma programação especial da TV Cidade Verde que celebra os 160 anos de Teresina e já exibiu no mês de fevereiro um especial sobre o carnaval, em março um programa com o tema mulheres e em abril “Religiosidade e Fé”. O especial será apresentado por Nadja Rodrigues, Indira Gomes e Karina Matos.

Se você quiser participar enviando sua foto, idéia e sugestão, envie um e-mail para o endereço: [email protected].

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais