Cidadeverde.com

Teresina tem inflação de 1,99% no primeiro trimestre do ano de 2012

Imprimir
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentado na cidade de Teresina, no primeiro trimestre de 2012, mostrou incremento de 1,99%, em relação ao mesmo período de ano anterior. Os grupos de maior destaque nesses primeiros três meses do ano foram Serviços Pessoais e Transportes, com crescimento de 4,68% e 2,75%, respectivamente.


De acordo com o economista da Fundação Cepro, José Manoel Moedas, coordenador de pesquisas da Conjuntura Econômica Trimestral, os índices inflacionários de maior destaque nesses primeiros três meses foram semelhantes aos do ano de 2011. 

“Tivemos como destaque este ano, os setores de Serviços Pessoais e Transportes; em 2011 apenas este primeiro se destacou, chegando ao índice de 4,9% junto com o setor de Alimentação, com 2,04%”, especifica o economista. Dentre os destaques, o maior peso inflacionário no primeiro trimestre do ano manteve-se com os itens relacionados a serviços e material escolar. “Esses produtos sempre se destacam no inicio do ano por conta da volta Às aulas e a necessidade da compra do material escolar”, explica o economista.

Os produtos com maior destaque no grupo Serviços Pessoais são empregado doméstico (14,13%); cabeleireiro/barbeiro (12,94%); livro de 1º e 2º graus (11,53%) e mensalidade escolar (9,72%).

Quanto ao grupo Transportes, que teve inflação de 2,75% nos três primeiros meses do ano, os produtos que mais pressionaram foram: ônibus urbano (10,53%); pneus e câmaras de ar (2,49%); bicicletas (1,21%) e peças de reposição (0,24%).

Os demais grupos componentes da estrutura do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) têm sua variação e influência no índice geral da seguinte forma: Alimentação, 2,17%; Saúde e Cuidados Pessoais, 1,28%; Habitação, 0,50%; Artigos de Residência, 0,15% e Vestuário, -0,66%.

As informações sobre o IPC trimestral são da Conjuntura Econômica, boletim analítico realizado pela Diretoria de Estudos Econômicos, Projetos e Índices Sociais da Fundação CEPRO. Este estudo coloca à disposição dos interessados análises quantitativas e qualitativas de diversos indicadores sócio- econômicos locais.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais